O polietileno é o polímero (macromolécula formada a partir de unidades estruturais menores) mais simples quimicamente. Como é constituído somente de carbono e hidrogênio, tem grande resistência química, além de não ser tóxico.

O polietileno de alta densidade (PEAD), que tem um alto peso molecular, é mais utilizado principalmente na fabricação de geomembranas e tubos.

Além disso, é consagrado internacionalmente devido a suas qualidades mecânicas e de processabilidade. O PEAD também apresenta uma grande resistência à maioria dos produtos químicos e efluentes gerados por indústrias.

Produtos fabricados do plástico PEAD

Com excelentes propriedades mecânicas, físicas, químicas e hidráulicas, os tubos fabricados com plástico PEAD apresentam uma ótima resistência ao tensofissuramento e às deformações, fazendo com que durem mais de 50 anos.

Como são aditivados com o pigmento negro de fumo, possuem resistência à fotodegradação, tornando possível serem utilizados em áreas abertas e expostos às ações do tempo.

Os tubos de PEAD são utilizados ao redor do mundo nas mais variadas aplicações, como redes e ramais de distribuição de água, gás e adutoras, acrescentando vantagens econômicas e técnicas a muitos projetos.

Por serem flexíveis, resistentes ao impacto e à tração, permitem a instalação sem a abertura de valas, o que significa que se faz por meio de sistemas não-destrutivos.

Esse método, além de proporcionar mais agilidade à execução das obras, também é benéfica ao meio ambiente e garante economia financeira.

O uso dos tubos de PEAD aumenta a cada dia motivado pelos benefícios excepcionais que proporciona, o que permite mais flexibilidade na execução de obras, economia financeira, preservação do meio ambiente, e muito mais.

Os benefícios da utilização dos plásticos PEAD estão listados a seguir:

  • Alta resistência ao impacto e à abrasão;
  • Elevada resistência química (praticamente imune à temperatura ambiente);
  • Impermeável;
  • Flexibilidade;
  • Leveza;
  • Permite maior velocidade de obra;
  • Custo menor de obra;
  • Atóxico;
  • Ótimo para transporte de água e alimentos.

Os tubos de PEAD são extremamente versáteis e têm diversas aplicações possíveis, apresentando uma ampla gama de possibilidades.

PEAD: uma opção sustentável

Outra opção bastante procurada é o pead reciclado granulado, pois as vantagens são muito parecidas com as de uma matéria nova e oferece um vantajoso custo-benefício.

Existem diversas etapas do processo de aproveitamento do plástico PEAD, como a lavagem do recipiente original com água quente e detergente neutro, encaminhamento para equipamentos de moagem, derretimento das peças, extrusão em tela 100 e corte – para que se chegue a forma de PEAD granulado.

Após o processo de reciclagem, o PEAD é comercializado na forma granulada, de maneira que se torna bastante útil, pois a fabricação de produtos a partir do corte e moldagem do PEAD é baseada nele.

A durabilidade das peças, a estabilidade e resistência, a possibilidade de moldagem diversa – ou seja, a flexibilidade do produto, são mantidos com esse processo.

O Pead reciclado granulado é comumente utilizado na indústria de balão plástico, fábricas, empresas de sacolas e moldes para itens, como caixas, pallets, embalagens, produtos domésticos e brinquedos.

Ele se destaca por ser uma alternativa mais sustentável, e seu grande diferencial é a redução de polietileno.

É por isso que órgãos governamentais incentivam a compra desse tipo de PEAD: assim mantém a qualidade da produção dentro de uma empresa, ao mesmo tempo que contribui para o consumo sustentável.

É válido ressaltar que o custo do material após o processo de reciclagem de pead é realmente bastante acessível para que, posteriormente, possam ser revendidos por valor que chama a atenção por ser extremamente barato. Consequentemente, o pead granulado preço se torna também um grande diferencial.

É importante que se faça a conscientização do quanto o uso de plásticos é prejudicial para o meio ambiente, já que tem impactos desastrosos, a exemplo do tempo de decomposição do material, que é de 400 anos.

Além disso, o uso do plástico é uma grande ameaça para diversas espécies marinhas. A longo prazo, os danos causados ao planeta Terra podem ser extremamente graves e irreversíveis, como já vem acontecendo ultimamente.

Por isso, ter uma alternativa como a reciclagem de pead, que representa preocupação com essa questão torna-se fundamental.

Principalmente quando o uso do plástico convencional não faz falta, pois a alternativa sustentável cumpre o mesmo papel, apresentando diversos benefícios e, até mais, justamente pelo diferencial ecológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *