O meio ambiente está presente na maioria das pautas atuais (como em consultoria ambiental sp), seja em empresas, hábitos pessoais ou na conscientização e educação. Com a constante expansão de profissões ligadas ao meio ambiente, destaca-se de modo abrangente a consultoria ambiental, cada vez mais necessitada de profissionais capacitados.

Com a abertura e foco de mercado voltado à sustentabilidade, com auxílio de empresas de consultoria ambiental, em uma promissória tendência sem provisões de baixa (segundo especialistas no ramo), o campo de trabalho dos consultores ambientais tem crescido muito ao longo dos anos, devido, principalmente, ao aumento de rigor empregado nas questões ambientais em todo o mundo, sendo os municípios e as empresas ambientais, os principais campos de trabalho desses profissionais.

Entre os principais objetivos da consultoria ambiental, é possível destacar a análise das consequências biológicas e consequências ambientais, devido a determinadas ações, podendo acarretar resultados negativos ao meio ambiente e à sociedade. Entre as atribuições que o serviço deve prestar, figuram a adequação às leis pertinente ao campo e planos de ação, para respeitar tanto a legislação como a ética.

Dessa forma, o consultor ambiental, em sua atuação profissional, é responsável por avaliar tanto as atividades, como os projetos de uma empresa, relacionando as muitas legislações e normas ambientais existentes, para que as atividades e projetos sejam aplicados conforme determina a lei. Ao mesmo tempo, cabe também ao consultor ambiental, não só se limitar a legislação, mas também, direcionar os projetos e ações na qual ele realiza sua consultoria, de modo a causar o menor impacto ambiental possível.

Por que contar com um consultor?

Na prática, um consultor ambiental é responsável por desenhar um plano de ações efetivo e seguro, voltado a garantir para que tudo seja inserido e executado de acordo com as legislações ambientais, de modo que as empresas ou organizações não sejam autuadas em infrações ou multas ambientais.

Entre os serviços que uma empresa do ramo de engenharia e consultoria ambiental pode oferecer, existe uma série de procedimentos que podem e devem ser implementados. A empresa contratada deve ser capaz de executar as etapas de diagnóstico ambiental, confluindo na implementação executiva de cada projeto. Além disso, a mesma deve acompanhar todas as fases, tais como: estudos prévios, licenciamento, operação, valor de um plano de controle ambiental e instalação. Dentre os estudos realizados, destaca-se:

  1. Estudo de Impacto Ambiental (EIA): O procedimento busca demonstrar as probabilidades ambientais e realizar uma ação com uma avaliação completa de resultados, que podem ser gerados pela atividade que cause qualquer tipo de degradação ambiental, em especial as potencialmente poluidoras. Além de identificar estes aspectos, deve propor medidas que minimizem os impactos e proporcionem a sustentabilidade dos recursos.
  2. Plano de Controle Ambiental (PCA): Documento através do qual a empresa fornece os projetos e planos capazes de controlar os impactos possíveis, decorrentes da operação e instalação das atividades. Também visa corrigir as desconformidades não identificadas. O PCA é obrigatório e é solicitado durante a Licença de Instalação.

Estes e outros planos do diagnóstico ambiental derivam nas seguintes fases:

  • Plano de Ação;
  • Implementação;
  • Cronograma;
  • Capacitação e Treinamento de Pessoal;
  • Avaliação Sistemática objetiva;
  • Avaliação Sistemática periódica;
  • Avaliação Sistemática documentada.

Todo o processo deve ser orientado e controlado pela empresa de consultoria contratada. Instituições comprometidas com o meio ambiente e com sua preservação, são mais bem vistas pela sociedade em geral e agregam mais valor a seus produtos e marca, popularizando-se como empresas ambientais. Vale lembrar que, a legislação costuma mudar e atualizar-se, o que pode tornar o processo algo complicado para quem não é especialista no assunto.

No caso das empresas, é fundamental contar com o suporte de uma consultoria ambiental capacitada, para realizar análises e sugerir as melhores alternativas, sempre que o meio ambiente esteja vinculado com seus projetos, apresentando uma consultoria ambiental valores de acordo com as necessidades de cada cliente.

Conheça as vantagens que uma consultoria pode oferecer

Mudando de acordo com suas localizações, tais empresas tendem a possuir variações de consultoria ambiental preço, isso acontece não apenas porque a cidade ainda recebe grandes empreendimentos que demandam serviços ambientais, mas porque, supõe-se que as melhores consultorias ambientais sejam as instaladas na capital.

Considerando todas as exigências legais pela preservação ambiental e demanda da sociedade, por produtos ecologicamente corretos, as consultorias ambientais ganham destaque, como facilitadoras dos projetos e processos das empresas que as contratam. Na prática, o que mais se observa são empresas com setores ambientais, responsáveis por fiscalizar as atividades de consultorias ambientais contratadas. Isso reduz os custos da contratante e aumenta seus benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *