Hoje em dia o mundo necessita de muitos cuidados, principalmente o ambientais. Isso pois a poluição já tomou conta de nosso globo, assim começando a nos prejudicar. Então para que possamos diminuir esses impactos, podemos ajudar em alguns pontos.

Um deles, que é o principal é a reciclagem. Seja ela reciclagem de metais, plásticos ou papel, é uma forma de ajudar nossa natureza, pois ela precisa a cada dia mais, principalmente com o aumento de produção e população mundial.

Enfim o processo de reciclagem em si se consiste na transformação de resíduos sólidos que não seriam aproveitados em alguns momentos que podem e mudanças sem seu estado físico, químico ou biológico, assim sendo modificado e transformado em outro elemento novamente utilizável.

Ou seja, o seu lixo e todos os descartes de certos materiais se transformam novamente em um produto útil para a utilização de alguém na sociedade.

Esse processo surgiu e começou a se tornar mais procurado justamente pelo aumento de pessoas, pois quanto mais humanos, mais lixo é produzido e jogado fora. Então no momento da revolução industrial que houve anos e anos atrás, a reciclagem começou a se tornar uma alternativa contra produtos como ferros e elementos tóxicos.

Então, para que o meio ambiente não recebesse todo esse lixo que pode se tornar tóxico cada vez mais para a flora e fauna, empresas começaram a focar em reciclagem industrial e todas suas sucatas.

Esse processo é muito seletivo, e capta diversos elementos para trabalhar separadamente, como:

  • Sucatas
  • Papel
  • Plástico
  • Lâmpadas
  • Pilhas e baterias
  • Entre outros

E, um dos mais importantes é a sucata de metal, pois sem sua reutilização, seu uso preço de uso seria menor e provavelmente ele nãos seria tão usado como é no ramo industrial.

Tipos de sucatas metálicas na indústria

Sucata ferrosa – Empresas que trabalham com materiais recicláveis e seu comércio, costumam receber muito desse material, principalmente que usam o ferro diariamente com sua matéria-prima em produções.

Essa sucata é produzida em um processo de fabricação do aço, que é feito em indústrias siderúrgicas e que trabalham diretamente com o elemento químico ferro. Também pode estar presente em descartar diários que pessoa fazem (objetos metalizados e afins).

Com esse elemento é muito fácil de ser encontrado e também disponibilizado para variados tipos de aplicações, ela pode ser encontrada em diversos materiais e tipos, como em:

  • Ferro fundido
  • Chaparia
  • Cavaco
  • Granel pesada
  • Estamparia revestida
  • Entre outros

Seu reaproveitamento é feito por siderúrgicas e empresas de fundições que necessitam reaproveitar desses resíduos, e é aí que a empresa de reciclagem entra. Primeiramente o aço é beneficiado, e após isso, pode ser reciclado e reutilizado.

Ele necessita dessa beneficiação pois a sucata ganhará características densas e puras, para poder ser usada em diversos lugares e tipos de estruturas.

Sucata de zamac – Esse tipo de produto é composto por elementos químicos como o zinco, o alumínio e o cobre. Pode ser encontrado em diversos elementos e produtos, e por isso é um dos metais mais utilizados no ambiente industrial.

Alguns de seus usos e reuso são para:

  • Pinos de panela de pressão
  • Fivelas
  • Fogões
  • Eletrodomésticos
  • Fechaduras e dobradiças
  • Entre outros

Ou seja, há uma variedade de formas e tamanhos, e tem o benefício de poder ser reciclado quantas vezes for parecido, pois é composto por uma liga de metais muito resistentes, tanto a adversidades do tempo, quanto corrosão, oxidação, desgastes e choques.

A maioria das empresas que descartam esse produto são as de eletrodomésticos, contratando uma empresa especializada que faz o descarte próprio de um tipo de material como este, facilitando os empreendedores.

Com isso, é importante e muito necessário buscar empresas que possam fazer essas coletas e reciclagens de uma forma correta, para que possam revender todos esses materiais que serão reutilizados em diversos outros tipos de produtos necessários para nós diariamente.

Conclusão

Assim como todos os outros elementos mais básicos e tradicionais de reciclagem, a Sucata de ferros tem sua enorme importância, principalmente para as indústrias, pois ao invés de descartar este tipo de elemento para sempre.

Ela o reusa de todas as formas, tornando assim um processo mais sustentável e menos agressivo para o meio ambiente.Isso pois esses elementos podem se tornar pesados e tóxicos se descartados em locais como aterros e na natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *