Hoje em dia, há a constante preocupação com o meio ambiente e isso não é à toa, afinal, estamos passando por períodos de mudanças climáticas.

Muito disso é devido aos impactos negativos que o homem vêm causando perante a natureza, por vias da poluição desenfreada, desmatamento e também o consumo excessivo de energia elétrica principalmente de origem não limpa e não renovável.

Neste cenário, cabe destacar que a energia elétrica que a maioria de nós utiliza é provinda de hidrelétricas. Essas usinas funcionam por meio da força exercida por grande quantidades de água, o que a torna um meio de geração de energia não renovável e passível de falha, principalmente em momentos de seca.

Além disso, ao construir as hidrelétricas é necessário que se desmate uma grande região para tal, fazendo com que uma grande quantidade de ecossistemas e habitats de animais sejam destruídas para a realização de uma usina deste porte.

Nos momentos em que a água das hidrelétricas constam com um volume baixo, ou estão indisponíveis por algum motivo, a energia que recebemos provém das chamadas usinas de energia termelétricas.

Esse método baseia a sua produção de energia a partir da queima de alguns elementos, ou seja, uma produção de energia por meio da combustão.

O fato negativo desse tipo de usina é que ela produz e despeja na atmosfera grandes quantidades de fumaças e gases tóxicos. Esses gases são extremamente maléficos para nossa atmosfera, contribuindo de maneira negativa para a poluição do ar e, consequentemente, para o aquecimento global.

Por conta disso, como método de tentar minimizar isso, muitas famílias, pessoas e empresas estão optando pela Energia solar.

Basicamente, esse método se constitui de gerar energia elétrica, igual a que utilizamos habitualmente, porém, esta energia é provida da energia do Sol.

Neste texto abordaremos um pouco mais sobre ele e como essa ferramenta pode ser benéfica para você ou sua empresa, além de contribuir de maneira incisiva e altamente favorável para uma boa conservação do meio ambiente. Então continue com sua leitura e venha entender mais sobre o que é a energia solar e como funcionam os Painéis solares.

A energia solar

A energia solar é proveniente da luz do sol, como todos já sabem.

No entanto, você também deve saber que ela é obtida por intermédio de placas solares, que possuem a função de captar energia luminosa dos raios de sol e transformá-los em energia térmica ou mesmo elétrica.

Além disso, esse tipo de energia pode ser devidamente obtida nas chamadas usinas solares, essas que são compostas por diversos painéis solares que captam a energia do sol para transformá-la de forma que possa ser utilizada pela população.

A energia solar pode ser utilizada para a produção da chamada energia térmica, usando para isso o método do aquecimento solar.

Contudo, ela não se limita a isso, podendo também ser usada para que se possa produzir energia elétrica diretamente, a partir de um Painel solar fotovoltaico, ou também de forma indireta, se utilizando das usinas que usam a energia heliotérmica.

As vantagens da energia solar e o funcionamento dos painéis solares fotovoltaicos

Para além da correta consciência ambiental, a utilização da energia solar traz também grandes benefícios para quem a utiliza, sendo contundente para a melhoria de diversos fatores, como:

  • Economia financeira;
  • Independência energética;
  • Preservação ambiental;
  • Energia limpa e renovável.

Sendo assim, você talvez tenha interesse pela Energia solar fotovoltaica. Mas, antes de contratar um serviço de instalação de um sistema de energia solar é interessante saber como funciona a captação e o trabalho dos painéis.

Os painéis solares produzem energia por intermédio do sol de uma forma muito simples. Além da energia solar ser considerada limpa, como já vimos acima, os painéis que realizam a transformação da luz em energia elétrica demandam uma manutenção mínima.

O Painel solar fotovoltaico preço varia conforme a empresa escolhida, e por alguns outros fatores, como seu tamanho.

De modo geral, os painéis possuem um conjunto de células fotovoltaicas que são constituídas por materiais semicondutores, como o silício possuindo a característica de ter a sensibilidade para absorver a energia solar.

Assim que as partículas da luz solar e os seus fótons colidem junto aos átomos desses itens, provocam o deslocamento dos elétrons, o que faz gerar a nossa energia elétrica.

Agora que você já conhece mais sobre a energia, pode buscar pelo Painel fotovoltaico preço, sempre lembrando de realizar as devidas comparações e pesquisas para que assim você possa se certificar das qualidades reais do produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *