Qualquer atividade de exploração industrial, inevitavelmente gera impacto ambiental. Neste cenário, alguns processos e equipamentos são fundamentais para minimizar os danos ou então evitar algum problema maior. Um exemplo disso é a geração de resíduos industriais, como os efluentes.

Para tratar de forma adequada e não despejar essas substâncias no solo ou nos rios, uma Empresa de tratamento de efluentes industriais pode trazer soluções.

Da mesma forma, existem projetos específicos para fazer o tratamento da água e evitar problemas causados por uma rede de esgoto industrial, por exemplo.

Além dos procedimentos necessários para lidar com a rotina da indústria, há projetos que são importantes antes mesmo da empresa funcionar.

Nesse contexto, é importante fazer um levantamento ambiental da fauna, flora e das características geológicas do local onde a atividade industrial é realizada.

Ter um bom Projeto de drenagem, por exemplo, não só ajuda na construção, mas no mapeamento do perfil de rios e bacias hidrográficas que podem ser afetadas pela indústria. Mas como fazer tudo isso? Quais são os projetos mais comuns na indústria? Como mapear os processos para evitar poluição e cumprir a legislação ambiental? Se você se identifica com essas dúvidas, esse artigo pode ajudar!

Tratamento de efluentes industriais

O uso da água é comum dentro da rotina de uma indústria. No setor alimentício, essa relação é mais clara, já que os alimentos passam por processos de lavagem e descontaminação.

No entanto, o que acontece com a água que sai das máquinas ou com os resíduos que sobram? Se transformam em lixo industrial. Os efluentes industriais são gases ou líquidos tóxicos, portanto, precisam ser tratados para que não causem estragos ambientais.

Uma solução para resolver esse problema é contratar uma Empresa de tratamento de efluentes industriais. Na prática, esse tipo de empresa cuida da gestão dos equipamentos necessários e de todos os processos para remover a poluição dos resíduos.

Geralmente, os efluentes passam por esses cuidados dentro de estruturas como uma estação de tratamento industrial. Além da captação de resíduos, é nesses equipamentos que a matéria orgânica sofre alterações por produtos químicos ou processos biológicos.

Diante disso, você deve estar se perguntando: qual a vantagem de contratar uma Empresa de tratamento de efluentes industriais?

  • Como o processo é longo e precisa ser muito rigoroso, são várias as vantagens de contar com um atendimento especializado, como:
  • Redução de esforços operacionais (equipamentos/serviços por conta da empresa);
  • Garantia de um serviço especializado;
  • Cumprimento da legislação ambiental;
  • Compromisso ético com o meio ambiente;
  • Redução/prevenção de danos ambientais.

Além das estações de tratamento de efluentes convencionais, há outros equipamentos que são usados nesse tipo de processo. Nos ambientes rurais, a Fossa séptica preço é um exemplo.

Fossa séptica preço: para que serve?

Em áreas rurais ou locais sem tantos equipamentos, a fossa é um produto que facilita bastante o tratamento primário de efluentes e resíduos.

Além de ser uma solução mais barata, o uso desse equipamento salva a rotina de tratamento de resíduos industriais que poderiam ser lançados no meio ambiente.

Na prática, a Fossa séptica preço é o local que armazena os efluentes e ajuda a separar a matéria sólida do esgoto. Geralmente, esse item funciona com o chamado sumidouro (um poço que recebe os efluentes) a partir do solo.

A junção dos dois itens evita o acúmulo dos rejeitos industriais e é uma forma de tratar os efluentes em áreas remotas.

Para que esse processo funcione da melhor forma possível, a fossa septica e o poço precisam de limpeza constante. Isso evita o mau cheiro e a proliferação de insetos indesejáveis.

Projeto de drenagem

Antes de uma indústria ser instalada em determinado local, há uma série de licenças ambientais que devem ser cumpridas.

Nesse sentido, existem laudos só para avaliar a fauna e a flora local, assim como há licenciamentos para orientar a construção da indústria. O Projeto de drenagem, por exemplo, é um procedimento que deve ser feito antes de qualquer atividade industrial.

Na prática, esse projeto consiste na análise da rede pluvial do terreno e nas melhores formas de drenar o excesso de água no solo.

Essas informações são muito relevantes para as indústrias, afinal, ter conhecimento sobre as bacias hidrográficas locais ajuda a mapear medidas que reduzam danos ambientais. Da mesma forma, a drenagem serve para evitar alagamentos e outros problemas na construção da indústria em si.

Georreferenciamento

Na mesma linha do Projeto de drenagem, saber as características geológicas do terreno industrial faz a diferença. Afinal, como construir uma indústria sem saber as características geológicas e topográficas do terreno?

Essas informações são importantes, tanto para que a construção respeite as características naturais da região, como para pensar em medidas de preservação e tratamento do solo.

Todo esse processo se chama Georreferenciamento e é obrigatório para qualquer indústria. Todas as orientações deste procedimento devem estar de acordo com a Lei 10.267/01. Para evitar erros e problemas futuros, investir em serviços de consultoria ambiental pode ser uma ótima solução para as indústrias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *