gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que foca na sustentabilidade, por meio do uso de práticas e métodos administrativos que tem o objetivo de reduzir, ao máximo, o impacto ambiental causados pelas atividades econômicas humanas na natureza.

As empresas de consultoria ambiental em sp  oferecem o serviço de consultoria para empresas que vão desenvolver algum tipo de atividade e que tem influência direta no meio ambiente.

As empresas estão cada vez mais adotando a gestão ambiental, por diversos fatores. O primeiro deles é porque associar a sua imagem como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e com a preservação ambiental melhora a imagem da sua marca e dos seus produtos no mercado.

Além disso, as empresas que adotam a gestão ambiental conseguem diminuir os seus custos, evitando desperdícios e reaproveitando materiais que, anteriormente, eram descartados.

Empresas que adotam esse sistema conseguem, ainda, melhorar as suas relações comerciais com outras empresas que possuem os mesmos valores e princípios.

Quais são os principais objetivos da gestão ambiental

A gestão ambiental envolve, principalmente:

  • O uso de recursos naturais de forma racional
  • A aplicação de métodos que ajudam a manter a biodiversidade
  • A adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos
  • O uso dos recursos naturais de maneira sustentável
  • O tratamento e reutilização da água
  • Eeuso de outros recursos naturais dentro do processo produtivo.
  • A criação de produtos que causem menos impacto ambiental
  • O uso de sistemas que não poluam o meio ambiente

Além disso, ela abrange o treinamento de funcionários para que eles saibam todos os detalhes dos projetos de sustentabilidade da empresa e quais são as principais ações e objetivos.

Por fim, a gestão ambiental inclui criar programas de pós-consumo que retirem produtos que ameaçam o meio ambiente, como, por exemplo, fazendo a coleta e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, partes de computador, entre outros.

Ainda falando em meio ambiente, um engenheiro ambiental tem a função de se preocupar com a conservação do meio ambiente, além de promover a saúde humana.

Dentre as suas principais atividades, está ainda a projeção de sistemas de obtenção, tratamento de agua e sua distribuição. O engenheiro ambiental deve controlar a poluição do ar e do solo e traçar os planos do sistema de tratamento de esgoto e de descarte de resíduos.

Como é feito o tratamento de água e esgoto

estação de tratamento de água eta é responsável por fazer com que a água que chegue a população esteja limpa e apta para o consumo. Assim que a água chega na eta, ela passa pela pré cloração, ou seja, pela adição de cloro para que toda a matéria orgânica e metais sejam eliminados.

A pré-alcalinização vem em seguida, com a adição de cal ou soda para fazer o ajuste do ph.

Na coagulação, sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante é inserido na água que, posteriormente, é agitada. Na floculação, a água é misturada de forma bem devagar para acontecer a formação de flocos com as partículas.

O saneamento básico é um direito de toda a população. O esgoto também deve passar pela estação de tratamento de esgoto compacta.  Ainda continuando os processos de tratamento da água, na decantação, a sujeira da água é decantada.

Durante a filtração, a água fica em tanques com leitos de pedras, areia e carvão antracito que fazem a retenção da sujeira  que, porventura, ainda está na água. O ph da água é corrigido e depois ela recebe a adição de cloro, no processo de desinfecção.

Por fim, ocorre a fluoretação, ou seja, o flúor é adicionado para combater as cáries na população. Assim termina o processo da água na estação de tratamento de água.

Alguns efluentes industriais precisam ser tratados, principalmente quando a quantidade de carga poluidora e contaminantes é maior do que a permitida por lei.

A água é usada na indústria quando é incorporada  ao produto, ou quando é usada para lavar máquinas, tubulações, pisos ou, ainda, nos sistemas de resfriamento e geradores de vapor. Ela também pode ser usada nos vasos sanitários.

A água só não precisa ser tratada quando ela é incorporada aos produtos ou sofre evaporação, mas em outros casos, é imprescindível passar pelo tratamento.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *