Você sabe como funciona o tratamento da água? Muitas pessoas utilizam poços para conseguir água, uma forma econômica e inteligente de fazer a manutenção da vida, sobretudo em áreas rurais.

Existem poços artesanais manuais, que são perfurações no solo até a toalha subterrânea de água, que jorra por conta de sua própria pressão e existem aqueles que precisam do auxílio bombas para funcionar, chamados de poço semi artesiano.

Mas essa água não vem pronta para consumo, muito pelo contrário: às vezes, a água vinda de poços não serve nem para realizar a limpeza ou regar plantas antes de ser tratada.

Tratamento da água de poços

Antes de aprender sobre o tratamento, é crucial que se saiba quais são os problemas que a água subterrânea pode apresentar. Tudo depende do local onde ela se encontra e não há como prever qual será a situação, é preciso realizar análises na água.

Por exemplo, quando se adiciona água sanitária à água de um poço e ela fica amarelada, isso significa que se trata de água ferrosa.

Nesses casos, recomenda-se que se faça dosagem de cloro e se utilize um filtro feito especialmente para a remoção de ferro.

Outra substância que pode aparecer em abundância na água de poços é o fluoreto. No Brasil, para que uma amostra de água seja considerada potável, há uma quantidade máquina de um grama e meio de fluoreto por litro.

Mais do que isso pode apresentar riscos à saúde e aponta para a necessidade de tratamento da água.

Quando um grupo de pessoas consome essa água por muito tempo, podem haver problemas muito mais sérios do que as manchas brancas nos dentes (fluorose), como a descalcificação dos ossos ou até o câncer. 

Antigamente, a remoção de fluoreto era muito cara, porque a técnica conhecida era a osmose reversa. Hoje em dia, existem formas mais acessíveis de se tratar essa água: existe um filtro próprio para tal.

O filtro desfluoretador foi uma ótima solução para as pessoas que necessitam dos poços beberem água de qualidade.

Esses filtros são feitos para o uso do cidadão comum, a manutenção é simples e envolve apenas água e sal grosso, não é necessário utilizar nenhum produto químico e o material que força a carcaça é o plástico reforçado com fibra de vidro, tornando-a fácil de manusear pela leveza. 

Antes de pesquisar sobre Poço semi artesiano preço e fazer a decisão de utilizar essa estrutura, confira os problemas mais comuns apresentados pela água da toalha subterrânea:

  • Saturação de areia/barro;
  • PH elevado;
  • PH muito baixo;
  • Saturação de minérios (água dura);
  • Saturação de sal (salobra);
  • Presença de metais pesados.

Enquanto alguns desses problemas são muito simples de se solucionar, existem outros mais custosos. A água salobra, por exemplo, exige um tratamento complexo e as empresas especializadas cobram caro por ele.

A dica é sempre tentar se informar sobre aquela área, querendo saber como é a água de quem já perfurou um poço.

Tratamento de esgoto

Muitas pessoas se perguntam o que é feito com os dejetos que saem de suas casas. Eles vão opara uma Estação de Tratamento de esgoto (ETE).

Dentro dessas estações, eles passam por diversos tratamentos até serem liberados para uso.

Primeiro, essa água contaminada vai para um Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente (RAFA). No reator, bactérias anaeróbicas decompõem os dejetos.

O segundo passo é a lagoa facultativa, com bactérias aeróbicas que oxidam a matéria orgânica.

O terceiro passo é a lagoa anaeróbica, na qual há quebra de matéria orgânica.

Depois dessa primeira etapa, esse material parcialmente tratado que veio da rede de esgoto passa por baias e valas de infiltração, feitas de rochas e areia, sendo filtrado.

Já filtrado, as partículas se juntam em flocos. O último passo é a lagoa de maturação, com luz ultravioleta (UV) eliminando bactérias e vírus.

Finalmente, esse esgoto tratado pode ser destinado para uso. Essa água ainda não é potável, mas pode ser usada por indústrias e pelo ramo do agronegócio. Situações como a limpeza e a irrigação não exigem água própria para beber.

A conclusão é que existem diversas formas de tratamento de água, com os mais variados objetivos.

O importante é estar sempre atento com a sustentabilidade e com a saúde das pessoas. Nunca beba uma água cujas características são desconhecidas, nem desperdice água potável com tarefas como lavagem de maquinário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *