tratamento água

A água é um elemento primordial para a vida, isso porque ela é essencial para o desenvolvimento da vida, tanto das pessoas como de plantas, insetos e outros seres.


Além disso, é necessário atentar-se para o fato de que a água faz parte de todos os processos da metabolização dos corpos.

Para além dessas necessidades, esse elemento faz parte dos processos industriais e comerciais, sendo muito importantes.

Assim, para garantir a saúde das pessoas e a eficiência e economia de indústrias, é primordial realizar processos relacionados ao saneamento basico e o seu devido tratamento.

Dentro das industriais, são os chamados efluentes industriais e dentro da potabilidade da água existem os equipamentos de tratamento de água para que ela chegue até os copos de forma limpa e tranquila.

O tratamento da água

Para que a agua potavel chegue em nossas casas, ela passa por um longo processo até chegar nas condições ideais de potabilidade.

Assim, depois desse longo processo, a água fica mais adequada para o uso.

Para isso, existem diversas etapas necessárias para que essa água se potável. Fazem parte desse processo:

  • Captação;
  • Oxidação;
  • Coagulação e floculação;
  • Decantação;
  • Filtração;
  • Fluoretação;
  • Correção do pH.

Dessa forma, cada etapa é importante para os processos.

O tratamento de água nada mais é que processos químicos e físicos que eliminam as substâncias que a contaminam.

A primeira etapa é a captação. Aqui a água é recolhida das fontes, rios e lagos, por meio do processo de bombeamento.

O bombeamento é feito por meio de bombas d’água, seja bombas centrífugas submersas, que são as mais usadas, ou outros tipos. A água então é bombeada até as ETA – estação de tratamento de água.

A primeira etapa de tratamento é a oxidação que é a adição do cloro para então oxidar os metais que podem estar na água, como o ferro e o manganês.

A segunda etapa é a coagulação e floculação, no qual é adicionada o produto químico como o sulfato de alumínio. Basicamente, esse elemento é um coagulante, isto é, que agrega as propriedades de flocos gelatinosos e que ajuda a unir as impurezas para facilitar a remoção.

A floculação, por sua vez, é agitação da água por meio de pás giratórias.

A decantação é um processo lento, quando a água “descansa” e os flocos vão caindo se depositando no fundo do decantador.

A filtração consiste no processo em que as impurezas são retiradas. Esses filtros são feitos pelas camadas de carvão ativado, retirando o odor e o sabor das substâncias. A areia filtra as impurezas e o cascalho tem a função de sustentar a areia.

A desinfecção é o uso do cloro para destruição de micro organismos. Já a fluoretação nada mais é que a adição do cloro e do flúor para a prevenção de cáries. Por fim, na correção do pH, cal é adicionado para que a água não fique ácida.

Além do tratamento de água é importante também o tratamento de esgoto e dos efluentes industriais.

Tratamento de efluentes

O tratamento de efluentes são importantíssimos para a reutilização da água que estão ali. Os efluentes e o seu tratamento sempre derivam das suas características, tanto químicas, físicas ou biológicas e também com relação a natureza dos poluentes.

O processo para o tratamento de efluentes industriais é sempre indicado de acordo com a carga poluidora e a quantidade de presença de contaminantes.

Para que isso seja realizado, é necessário que especialistas avaliem e realizem a coleta de amostras para análises de diversos parâmetros que representam a carga orgânica e a carga tóxica dos efluentes.

Além das ETA – Estações de Tratamento de Água, existem a ETE estação de tratamento de efluentes e existem os processo físicos e químicos.

Os processos físicos são aqueles que ajudam a remoção de sólidos em suspensão que são sedimentáveis, ocorrendo por meio de separações feitas de modo físico como o peneiramento, caixas separadores de líquidos, sedimentação e também a flotação.

Esse processo também ajuda na remoção da matéria orgânica e inorgânica, eliminando a presença de micro-organismos.

Os processo químicos feitos na estação de tratamento de efluentes ETE são aqueles que usam substâncias para a preparação dos efluentes, como elementos de coagulação, floculação, neutralização de pH, desinfecção e ajuda na remoção de poluentes por meio de substâncias químicas.

Dessa maneira, o tratamento de água e tratamento de efluentes são importantes para os processos industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *