Você sabe o que é uma sondagem? Entenda aqui de forma detalhada e fácil, do que se trata esse processo, suas características e qual o tipo de sondagem ideal para o que você está buscando!

A palavra sondagem vem do francês “sondage” e teve seu surgimento para expressar o processo de se utilizar uma sonda (equipamentos perfuradores), para pesquisar a profundidade de rios e mares e sua natureza.

Hoje em dia, se nota os mais variados tipos de sondagem. Elas estão presentes em variados campos, como:

  • Marítimo;
  • Geologia;
  • Solos;
  • entre outros.

A sondagem de solo sua e importância

O geral tendo sido exposto, vamos nos concentrar em falar especificamente da sondagem de solo, muito importante e usada em obras.

A sondagem do solo é um trabalho indispensável a qualquer tipo de obras, pelo simples fato de ela fornecer informações importantes, sobre o solo e terreno que em que se estará trabalhando.

Existem inúmeras empresas de sondagem em SP, que competem entre si oferecendo variadas formas de execução e equipamentos.

A sondagem de solo, também conhecida como radiografia de solo, deve ser realizada sempre juntamente a um estudo topográfico.

Isto é, tendo-se o bom conhecimento, descrição e delineação exata do terreno, da região e dos acidentes (naturais e artificiais) do local.

Só com o estudo topográfico e com a sondagem de solo, que pode-se determinar o tipo e resistência dele.

Assim como a profundidade de cada camada e também de notar presença de água no subsolo. Não é possível executar corretamente a sondagem, sem as referências da topografia.

Uma vez que os furos que serão feitos para análise do subsolo em questão, têm de estar localizados em pontos estratégicos e exatos do terreno, sem erros.

Não se pode ignorar o porte da obra e as dimensões do terreno que será trabalhado. Tudo isso influencia a atividade.

Mesmo em áreas menores, realizar apenas um furo é um erro, uma vez que a falta de furos pode sinonimizar a colheita de dados imprecisos.

O mínimo são dois furos e o ideal, três. Sendo assim, com três perfurações, haverá três interpretações para se traçar o provável perfil do subsolo.

Tipos de sondagem existentes

Existem dois tipos de sondagem que podem ser encontrados. Um deles, é a sondagem a percussão.

O trabalho da sondagem a percussão preço, consiste em cravar o amostrador padrão no terreno a ser estudado, por meio de marteladas, a fim de medir a resistência do solo.

A cada metro de profundidade que se alcança, são obtidas medidas de resistência. Se for encontrada uma rocha, não será mais possível cravar o equipamento e assim, se torna necessário cortar a pedra.

Essa é a sondagem rotativa. Para realizar este corte, é usada uma coroa na ponta da tubulação que foi fincada no solo.

Assim, o equipamento se aprofunda e vai cortando o minério e perfurando o solo cada vez mais. Apesar de não identificar o minério, essa técnica testa sua resistência, se está desgastada, entre outras propriedades.

Em alguns casos, é necessário o uso das duas sondagens. A maior parte das empresas, oferece seus serviços de sondagem a partir de 40 metros.

E a partir daí, podem cobrar de R$ 100,00 a R$ 150,00 por metro quadrado. A sondagem spt t é uma ferramenta de investigação do solo, que mede o torque a partir do simples reconhecimento.

Esse método indica a posição do nível da água, os tipos de solos, suas profundidades, índices de resistência à penetração e momentos de torção do amostrador utilizado.

A sondagem spt, para que seja perfeita, pede que sejam seguidos os passos seguintes:

  • perfurar 1 metro;
  • posicionar o amostrador padrão, que testará a resistência do solo e mostrará suas propriedades;
  • posicionar bem a cabeça de bater, que receberá os golpes do martelo;
  • marcação do solo com giz, para a contagem de batidas de martelo;
  • coleta de amostras e quando se notar umidade, fazer um teste para saber se o nível de água já foi atingido.

Esse teste é realizado com um equipamento chamado “piu”, que faz um barulho quando em contato com a água, e por isso leva esse nome.

Depois disso, com o auxílio de uma bomba motorizada, a escavação continua e, por fim, é instalado o torquímetro, equipamento que irá obter as medidas que restam sobre o solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *