Seja para a construção de planos de gestão ambiental ou para processos de descontaminação, a Análise de efluentes é algo muito importante nesta área. Na prática, os efluentes industriais são resíduos originados a partir de processos industriais diversos, seja em formato de gás, substância sólida ou outro elemento tóxico.

Se esses efluentes entram em contato com o meio ambiente, as consequências são desastrosas, desde a contaminação hídrica até a poluição do solo.

Como estes dois cenários ambientais envolvem todo um ecossistema, os impactos ambientais podem ser ainda maiores.

Por isso, desenvolver técnicas para fazer Análise de efluentes e tratamento destas substâncias é essencial. Existem equipamentos somente para colher as substâncias no solo ou na água, assim como há sistemas para tratar esses efluentes da forma adequada.

Quer saber mais sobre como funcionam os tipos de análise no meio ambiente? Este artigo pode te ajudar.

Análise de efluentes: O que é?

Todas as pessoas já descartaram em algum momento da vida, algum tipo de resíduo. Quando esses resíduos se tratam de efluentes, é muito importante entender o grau de toxicidade dessas substâncias e evitar que elas sejam lançadas no ecossistema.

Na prática, os efluentes são elementos derivados de gases e outros resíduos que podem prejudicar a vida ambiental e humana. Por isso, contar com uma Assessoria ambiental para reciclar, analisar e tratar os efluentes é muito importante.

Na prática, todas as substâncias são direcionadas à uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) local em que passam por análise química.

Assim que o efluente é identificado, os processos físicos, biológicos e químicos o transformam os sólidos. Desta forma, há etapas para fazer a Análise de efluentes correta e o tratamento adequado. Em resumo, os objetivos são:

  • Remoção de substâncias contaminantes;
  • Remoção de poluentes da água;
  • Análise de impactos ambientais;
  • Prevenção contra doenças;
  • Preservação do solo e bacias hidrográficas.

Consultoria Ambiental SP: Saiba mais

Para analisar os efluentes e propor soluções de descontaminação das substâncias, existem várias alternativas de serviços.

Neste contexto, contar com o apoio de uma Consultoria ambiental SP é ideal neste cenário, já que essas empresas são responsáveis pela elaboração de estratégias para tratar estes resíduos de forma adequada.

A busca por uma estação de tratamento, os equipamentos e mão de obra especializada de acordo com o tipo de resíduo é fundamental.

Como conhecimentos técnicos exigem análise, precisão e experiência, contratar uma Consultoria ambiental SP é o ideal. Desta forma, a empresa não precisa se preocupar com:

  • Elaboração de planos estratégicos;
  • Emissão de laudos ambientais;
  • Análise de elementos tóxicos;
  • Elaboração de estratégias para minimizar impactos;
  • Gestão e análise de riscos ambientais.

Empresa de licenciamento ambiental

De acordo com a legislação ambiental brasileira, toda indústria e empresa que oferece riscos ambientais a um determinado cenário, precisam de licenciamento ambiental.

O licenciamento é um documento de autorização da atividade econômica, diante do compromisso com responsabilidades ambientais por parte da empresa.

Neste contexto, contar com a ajuda de uma Empresa de licenciamento ambiental é fundamental. Afinal, dependendo dos impactos, da localização da empresa e dos riscos ambientais, os alvarás mudam ou podem ter mais de uma etapa.

Por ser um processo burocrático e nem sempre de fácil entendimento, as empresas especializadas neste tipo de assessoria se destacam no mercado. Não é à toa que as consultorias e a própria Assessoria ambiental está em alta nas demandas do setor.

Levantamento altimétrico topografia

Para medir as condições do solo, os impactos ambientais já produzidos e os riscos ambientais que rondam a contaminação dos solos, a topografia é um serviço muito requisitado.

Por meio de sondas ou elementos específicos, os profissionais que lidam com a terra, conseguem medir, mensurar, analisar, reciclar e tratar as impurezas.

Para elaborar essas estratégias, o Levantamento altimétrico topografia é um serviço muito comum na área e dentro dessas consultorias.

A partir destes serviços é possível analisar uma série de pilares que rondam a questão do meio ambiente atrelada à construção civil, à indústria e ao urbanismo. São exemplos:

  • Análise de condições para construção civil;
  • Nível de contaminação do solo;
  • Morfologia e resistência do solo;
  • Situação das bacias hidrográficas.

Além disso, esses levantamentos também servem como base para atitudes como o Desmonte de rocha.

Essa situação se refere à explosão das rochas de determinado solo que podem ser demandadas de um projeto de construção civil ou outra situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *