Hoje iremos falar sobre dois assuntos que, juntos, podem formar uma grande polêmica: o meio ambiente e o segmento industrial. Mas, por que seria um assunto polêmico? Porque muitas pessoas acham que é impossível conciliar os dois.

Isso ocorre devido ao fato de o ambiente industrial ser muito importante para nossa sociedade e nos ajudar a crescer, fazendo com que tenhamos uma sociedade mais avançada, moderna e tecnológica, pois possui todos os elementos para isso.

Mas, um desses elementos – infelizmente – pode ser o mau uso de nosso ecossistema, fazendo com que ele seja poluído e causando outros tipos de degradações conforme os anos passam e as empresas trabalham como querem.

No entanto, hoje em dia é totalmente possível juntar um assunto com o outro e fazer com que os dois possam trabalhar juntamente, sem que um prejudique o outro, fazendo assim uma trégua entre esses dois lados.

Para que você saiba mais como é possível fazer com que a natureza seja aliada do meio industrial, acompanhe este artigo e saiba mais sobre regras e normas regulamentadoras.

Licenciamento ambiental

Atualmente há um tipo de projeto de licenciamento ambiental para todos os tipos de mudanças que as pessoas querem fazer em seu negócio. Se, por exemplo, você quer remover, arrumar, criar ou reformar o seu ambiente, mas ele pode apresentar riscos à natureza, você deve pedir um licenciamento deste.

Esse licenciamento é um processo administrativo que um órgão regulamentador deve aplicar em sua empresa, autorizando ou não que ela amplie os seus empreendimentos e todas as suas atividades, que podem – ou não – usar de todos os tipos de recursos naturais.

Eles proibirão todos os feitos se eles forem considerados perigosos ou ampliarem a degradação ambiental e potencialmente poluidores, e com razão, pois é um tipo de processo muito sério.

Essa legislação ambiental deve ser solicitada por três possibilidades. Uma lei federal exige que o empresário peça o licenciamento quando utilizará diversos recursos naturais, quando o empreendimento é analisado como poluidor e quando o local é totalmente degradante ao meio em que vivemos.

Para que seja possível que você consiga esse documento, é necessário passar por outras três etapas, que possuem diversos benefícios como:

  • Cuidado ambiental;
  • Preservação;
  • Isenção de impostos;
  • Mais responsabilidade;
  • Mais respeito à natureza;
  • Mais respeito com o consumidor.

Essas três etapas são o licenciamento prévio, que deve ser concedido na fase do projeto, a licença de instalação que autoriza que o empreendimento faça suas modificações e, por último, a licença de operação que será a análise e verificação da efetivação de todas as mudanças e serviços necessários para funcionamento.

Outro tipo de ajuda ao meio ambiente que é possível ser proporcionada é o tratamento de água e efluentes no meio industrial, e falaremos um pouco mais sobre o que é isso e como esse processo funciona.

Tratamento de efluentes

Por último, as estações de tratamento de efluentes podem ser aplicadas tanto nas indústrias, assim como em diversos outros lugares.

Basicamente, a estação de tratamento de água é um local que trata todo o esgoto, ou dela, o efluente que chega de toda a cidade para o ponto de purificação. No entanto,também é possível que você tenha um em seu empreendimento.

Quando em locais como esses, as estações reaproveitam toda a água que foi gasta com as produções e purifica ela, para que possa ser reutilizada. Ou seja, é uma forma sustentável e saudável de reaproveitar algo tão precioso.

Para se ter um ideia, você pode ter uma estação de tratamento com todos os equipamentos para tratamento de água, para que assim você possa fazer de forma mais rápida essa purificação do que um local público faz.

Ou seja, é um investimento que por mais que seja um pouco alto, tem um ótimo retorno em pouco tempo, ajuda o meio ambiente e ainda faz com que sua produção seja mais rápida do que antes, pois terá mais recursos em mãos.

Lembre-se que mesmo que seja uma estação compacta, ela terá todos os equipamentos necessários e possíveis para que possam sanar sua necessidade e demanda.

Vale destacar que esses são alguns dos tratamentos de efluentes e licenças ambientais que são encontrados em larga escala na indústria e todo seu meio e que você também pode utilizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *