A água é um dos bens mais preciosos que a humanidade e todos os organismos vivos têm. Esse material é que composto por Hidrogênio e Oxigênio é fundamental para a sobrevivência das espécies.

Entretanto, esse recurso não é infinito e está em constante mudança na natureza, podendo se apresentar no estado líquido (oceanos e rios), no estado sólido (nas geleiras) e por meio gasoso (quando ocorre a evaporação da água líquida transformando-se em chuva).

Ou seja, a água funciona por meio de um ciclo e por conta da sua importância deve ser preservada para não acabar.

Por isso, existe o tratamento de água, para ajudar no reaproveitamento desse bem tão essencial. Devido à sua importância, esse artigo versará sobre os passos do tratamento de água e a importância da reutilização desse material. Confira!

Como funciona o tratamento de água?

O tratamento de água atua por meio de um conjunto de procedimentos para tornar o material limpo, potável e em condições de uso.

Desse modo, ocorre uma descontaminação da água para que ela não cause doenças. O processo em Empresas de tratamento de água em sp é feito de maneira simples, acompanhe a seguir.

Primeiramente a água passa por coagulação, quando ela recebe sulfato de alumínio. Esse material serve para juntar partes que estão sólidas dentro da água

Ocorre, em seguida, a floculação. Com a água em movimento, o que está sólido se junta em partículas maiores.

Depois disso, na decantação, por meio da gravidade, os materiais sólidos que são impurezas, acabam sendo depositados no fundo do tanque, sendo separados da água

A filtração é feita quando a água passa por filtros de carvão, pedras e areias, para que as impurezas que ainda estão na água fiquem retidas dentro do filtro.

Após esse processo, a água passa por uma desinfecção, onde ozônio e cloro são aplicados com objetivo de eliminar bactérias e protozoários que causam infecções

Existe a fluoretação, no qual o flúor é aplicado na água para evitar que as crianças tenham cárie. Por fim, há a correção do pH, com a aplicação de cal ou carbonato de sódio.

O uso de filtros para água

Uma das formas de consumo de água é por meio de bebedouros, quando o galão de água é adquirido. Em outras ocasiões, a empresa ou até nas residências, os clientes preferem ter um filtro de água.

Mas, o que isso significa exatamente? O filtro de agua é indicado para limpar o material que vem do encanamento ou torneira.

Essa água é boa para o uso diário, como:

  • Tomar banho;
  • Lavar os pratos;
  • Lavar roupas;
  • Limpar o quintal.

Mas ainda é considerada imprópria para beber, por ainda conter alguns micro-organismos que são prejudiciais à saúde.

Por isso, com o uso dos filtros agua, esse problema acaba, não sendo necessário mais comprar água de galão. Uma das vantagens da utilização desse material também é que ele possui

A utilização de filtros de areia para tratamento de água

Os filtros de areia para tratamento de água é indicado para o tratamento de água, podendo ser utilizado em vários ambientes, como por exemplo, na indústria, no comércio e nas residências. Esse tipo de água geralmente vem de rios e pode contar alguns grãos de areia.

Muitas famílias moram próximo a rios e, por isso, é importante ter esse material para ajudar na retenção deste item.

É importante que esse filtro passe por manutenção e seja revisado, com o objetivo de garantir a qualidade da água que é oferecida.

A importância do reuso da água

Reutilizar a água é de extrema importância ambiental, para aumentar a economia tanto financeira como do próprio liquido.

O agua de reuso está amplamente relacionado à preservação ambiental e conscientização da importância desse bem.

Por isso, em alguns momentos, a água pode ser reutilizada. Por exemplo, a água da máquina de lavar pode ser utilizada para lavar o quintal ou para a água que é jogada na descarga.

Outro elemento interessante é realizar o aproveitamento da agua da chuva, que pode ser armazenada em baldes para realização de atividades domésticas, como lavar louças, roupas, limpar a casa e outros processos do tipo.

O reuso de água de chuva é bastante recorrente, principalmente em locais onde existe plantação, gado e com uso intenso de água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *