Antes de uma intervenção urbana, atividade industrial ou construção de uma grande obra, é fundamental conhecer o solo  da região afetada. Por isso, a sondagem é a forma mais simples dos profissionais fazerem uma investigação do solo.

Ao coletar esses parâmetros das rochas e do solo, fica muito mais fácil que os especialistas façam um planejamento seguro e que, assim, evitem causar danos ambientais na área em questão.

Há várias formas de fazer uma sondagem. Mas, essencialmente, esse método é relizado a partir de escavações no solo, com instrumentos adaptados para isso.

A chamada sondagem a trado manual é uma das técnicas mais simplificadas de coletar informações sobre o solo. No entanto, há outras abordagens que também são aplicadas, como a geotécnica e a solo spt.

Quer saber mais sobre como funciona cada uma delas? Continue lendo esse artigo e descubra como caracterizar os parâmetros das rochas e do solo!

Sondagem a trado manual

Como o próprio nome diz, esse tipo de abordagem é uma  mais simples para coletar amostras dos tipos de solo e suas características.

Na prática, essa técnica consiste em uma estação com um diâmetro superficial, que pode ser feita com um equipamento ou de forma manual, como o nome do método sugere.

De acordo com especialistas que fazem esse tipo de trabalho, o diâmetro mínimo que precisa ser feito na terra é de 63,5 mm. Caso o agrimensor opte pelo uso de ferramentas, é preciso usar itens como:

  • Trenas de medição;
  • Instrumentos para medir nível de água;
  • Luvas de aço;
  • Recipientes;
  • Etiquetas para identificar amostras.

Após a coleta, é preciso tratar as amostras de maneira adequada para que o conteúdo sirva para a elaboração dos projetos. Por isso, antes mesmo de fazer a Sondagem a trado manual é importante que o profissional já cuide da escavação do solo.

Quando as amostras são colhidas, é preciso mantê-las longe da umidade e da contaminação com a superfície do solo.  De preferência também é importante deixar esses materiais longe do sol, para que isso não influencie nos resultados da amostragem.

Sondagem de solo spt

Traduzida do inglês, a sigla  SPT significa Ensaio de Sondagem à percussão. Assim como o método anterior, a Sondagem de solo spt é um método essencial para coletar informações do solo, como sua resistência e as principais características. Diferente dos métodos anteriores, esse tipo de sondagem é feita com equipamentos específicos para obter informações como:

  • Qualidade dos lençóis freáticos;
  • Saturação do solo;
  • Nível de contaminação da água.

Com todas essas informações em mãos, o agrimensor fornece informações suficientes para que grandes construções sejam feitas. Esse tipo de abordagem, aliás, é fundamental para construir estruturas como uma fundação, por exemplo. Antes de executar o método, é importante verificar as normas ambientais e as regras da ABNT para esse tipo de abordagem.

Sondagem geotécnica

Assim como os métodos anteriores, a Sondagem geotécnica é uma  maneira de descobrir informações do solo. Neste caso específico, o objetivo deste método é entender o perfil dos solos e das rochas que compõem o terreno.

Portanto, pode-se dizer que esse tipo de perfil serve para obter entre outras informações, coisas como: amostragem de rochas e características da formação geológica.

Para que isso aconteça de fato e essa sondagem informe todos os tipos de solo, o método é feito com um instrumento específico. É como se fosse um amostrador de solo, com lâminas que cortam, o que serve para perfuração das rochas.

Por que entender o solo?

Em obras de construção, atividades industriais ou qualquer ação que altere as características da natureza, é preciso saber os danos ambientais.

Por isso, investigar o solo é ter base para identificar os melhores equipamentos de construção civil, os métodos menos agressivos e impactantes para o meio ambiente e um planejamento mais eficaz na área ambiental. Toda atividade que altera as condições do solo de alguma forma, precisa de autorização ambiental.

Esse é mais um motivo para a realização desse método, já que as autorizações são emitidas quando há informações do potencial de poluição de uma empresa na região.

Ou seja, essas informações ajudam não só o agrimensor, mas sim os engenheiros ambientais, os profissionais de construção civil, os colaboradores da obra e os órgãos ambientais. É partir de informações do solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *