Assim como o termo sustentabilidade, o conceito de reciclagem está em alta o tempo todo. Mas, afinal, qual é a importância da Reciclagem de papelão ou outros materiais em um contexto no qual o Brasil recicla apenas 3% das 80 milhões de toneladas de lixo que são produzidas por ano?

É isso o que revela uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Na prática, a reciclagem é importante não só para contribuir com a destinação adequada de resíduos, como também para evitar alagamentos, proliferação de doenças e poluição ambiental.

Da Sucata de Alumínio até os tipos variáveis de papel, existem diversas formas e processos para promover a reciclagem dos resíduos. Independente do método ou forma de reciclagem, é fundamental que os resíduos sejam tratados, pois não é só o meio ambiente que perde.

Dados da ABIMAQ também revelaram que o setor de economia brasileira perde, em média, R$ 120 bilhões por falta de reciclagem de lixo. Quer mais motivos para entender a importância deste processo e quais as vantagens de apostar na reciclagem? Continue lendo pois esse conteúdo foi feito para te ajudar!

Reciclagem de papelão

O papelão está nas caixas de sapato, nas embalagens de alimentos, na organização da mudança e em tantos outros cenários. Nada mais justo que a Reciclagem de papelão também esteja.

Afinal, assim como o plástico, o papel ou outro resíduo, essa matéria-prima também causa poluição e pode afetar a vida terrestre e também marinha (já que leva dois anos para se decompor no oceano).

Além da preservação ambiental, a reciclagem desse material também é positiva por uma série de benefícios para a vida.  Algumas situações deixam as vantagens deste processo de reciclagem e Coleta de papel para reciclagem ainda mais perceptíveis. São elas:

  • Redução de gasto com água;
  • Descontaminação da matéria;
  • Possibilidade de reaproveitamento, no estilo sustentável;
  • Produção de materiais sustentáveis (cadernos, embalagens, bolsas e artesanatos).

Geralmente esse processo de reciclagem é feito dentro de empresas especializadas na reciclagem ou cooperativas. A forma de depende muito das condições do material, que passa por separação e, é até mesmo, triturado.

Neste processo ainda é possível encontrar as Aparas de papel.  De acordo com entidades especialistas, as aparas de papelão (do tipo ondulado) concentram 70% de toda matéria comercializada.

Há diversas formas de tratar esses materiais e não descartar de maneira incorreta no meio ambiente. Independente de ser uma apara de papel ou uma caixa, a Reciclagem de papelão serve para minimizar os impactos ambientais.

Durante o processo de reciclagem, pode ser necessário  o uso do maquinário para descontaminação e separação do material. De forma geral, esse processo envolve etapas como:

  • Separação e lavagem das máquinas;
  • Uso de equipamentos/dispositivos para separar impurezas;
  • Produção de elementos sustentáveis com o papelão reciclável.

Além do papelão convencional, há outros produtos e projetos sustentáveis que surgem a partir da reciclagem de materiais e resíduos. A Trituração de documentos é um deles.

Esse processo, inclusive, é cada vez mais adotado nos espaços corporativos, sobretudo em bibliotecas e arquivos públicos que querem ter uma postura de menos desperdício necessário com documentos que poderiam ser preservados em arquivos digitais.

Compra e venda de sucata

O termo sucata faz referência aos objetos e sobras  de alumínio, geralmente enferrujadas. A Compra de sucata é muito realizada por pessoas que trabalham na coleta  de resíduos.

Geralmente, a sucata é comprada nos chamados “ferro velhos” e usada para compor e substituir peças de ferro, cobre e aço inox.

O tratamento da sucata é importante não só para preservação ambiental como também para evitar a proliferação de doenças e insetos que podem usar as chamadas “sucatas” para reprodução ou fonte de acúmulo de sujeiras e bactérias. Existem empresas específicas que fazem o tratamento desse material.

As empresas de reciclagem geralmente se responsabilizam pela coleta de papel para reciclagem e também pela sucata ou outros resíduos indesejáveis. Há várias formas de promover a reciclagem, mas sem dúvidas, a primeira é a consciência socioambiental.

Além de campanhas de sensibilização, o processo consiste no reaproveitamento desses materiais a partir de procedimentos distintos.

Em resumo, não importa se a ideia é reciclar a Sucata de Alumínio ou cobre, o importante é assumir essa responsabilidade. As empresas agradecem e o meio ambiente também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *