Atualmente, por meio do desenvolvimentos de processos e equipamentos ecológicos, é possível desenvolver produtos e processos mais dinâmicos e resistentes.

Uma das grandes descobertas foi o metal e suas propriedades. Resistente, durável e fácil de moldar, esse elemento está presente em muitas máquinas e equipamentos, sendo aplicado em larga escala em diversos segmentos.

No entanto, o elemento pode apresentar aspectos que precisam ser reforçados.

Chamado de processo corrosivo, o metal e seus elementos podem sofrer com esse processo que, por vezes, inviabiliza até a sua utilização e aplicações em projetos.

Com o objetivo de evitar e retardar esse processo, foi desenvolvido o produto galvanizado. Ou seja, aquele que recebe um banho de metal para fornecer mais:

  • Proteção;
  • Resistência;
  • Durabilidade;
  • Condutividade elétrica e térmica;
  • Prolongar a sua vida útil.

Ao encontrar a solução para o processo corrosivo, os produtos desenvolvidos por meio dessa técnica se expandiu e, hoje, atende as demandas de diversas áreas desde a cozinha industrial, construção civil e industria automobilística.

A Galvanoplastia

Técnica industrial que utiliza a eletrólise em meio aquoso para cobrir uma peça de metal com outro metal, a galvanoplastia pode ser aplicada e realizada de diversas maneiras. Podendo ser classificadas como:

  • Cromagem: recobrimento com cromo;
  • Prateação: recobrimento com prata;
  • Douração: recobrimento com ouro;
  • Niquelagem: recobrimento com níquel;
  • Zincagem: recobrimento com zinco;
  • Estanhagem: recobrimento com estanho;
  • Cadmeação: recobrimento com cádmio.

Utilizando do processo de hidrostatica, ou seja, a imersão de peças em fluidos, deixando em repouso e levando em consideração em seus processo a densidade, pressão e foça de empuxo.

Por conta da aplicação de seus princípios e técnicas, é possível realizar o revestimento de forma segura e correta, atribuindo ao produto todas as qualidades já mencionadas.

Assim, para que seja possível realizar esse processo, alguns equipamentos para galvanoplastia são essenciais, dentre eles é possível identificar o tanque responsável por comportar a solução aquosa que vai revestir peças.

Além disso, há equipamentos e acessórios, podendo ser do modelo rotativo ou parado, o rotativo é composto por sistemas que permitem a rotação que também contribui para o processo de limpeza e secagem das peças.

Mais ainda, há bombas de filtro responsáveis pela eliminação de partículas indesejadas que podem ficar ao banhar a peça, equipamentos para o processo de secagem como a centrifuga e os lavadores de gases utilizados para neutralizar gases nocivos resultantes desses processos também serão necessários.

Estanqueidade

Por ocorrer a emissão de gases, o processo de galvanização precisa de controle minucioso com o objetivo de evitar acidentes e falhas no processo.

Assim, alguns processos e operações são essenciais para garantir a segurança de todos os trabalhadores e comunidade ao entorno, bem como a qualidade do serviço.

Um dos processos a ser realizado frenquentemente é o ensaio de estanqueidade que consiste em verificar e controlar a qualidade das tubulações e evitar o vazamento de substancias liquidas ou gasosas que apresentam muitos risco e comprometem o desempenho das atividades.

O ensaio é realizado por intermédio do ar comprimido, pois é adicionado a pressão e checagem pode ser realizada dentro das tubulações sem problemas.

Além da aplicação do ar, é utilizado um equipamento conhecido como manômetro que é capaz de medir a pressão interna e verificar se ocorreu mudanças ou alterações.

Dessa forma, o teste de estanqueidade gás ocorre e apresenta os resultados que podem ou não ser satisfatórios.

Como citado no processo de galvanoplastia, alguns gases podem ser emitidos e precisam ser contidos pois são nocivos a saúde, comprometendo a segurança e estabilidade dos trabalhadores.

Para evitar essa proliferação e danos há as lavadoras que retiram esse gás. Por isso, nesse processo pode ter um grande acumulo dessas substancias que passam pela tubulação e são monitoradas.

Assim, ao realizar todos os processos de manutenção aplicados nesse segmento do mercado, é importante realizar com frequência os testes.

Por isso, a equipe de manutenção ou a terceirização desse serviço precisa ser realizada de forma profissional e bem atenta, pois as sustâncias gasosas são imperceptíveis aos olhos e demandam de técnicas e conhecimentos específicos para sua realização de forma correta e segura.

Deste modo, investir em equipamentos de alta qualidade, bem como em alto nível técnico para condução de todos os processos desde o seu inicio até a sua manutenção é essencial para o desenvolvimento do projeto e suas respectivas atividades e procedimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *