procedimentos

O meio ambiente, composto por fauna e flora, sem dúvidas, é um dos maiores bens da humanidade. Visando seu cuidado e preservação, existem algumas ações que são praticadas para cuidar dos bens naturais, pensando não somente no agora, mas investindo para o futuro.

Por conta da importância que a preservação ambiental tem, esse artigo vai trazer alguns detalhes tanto de equipamentos como procedimentos que podem contribuir para esse processo de cuidado ambiental.

Você já ouviu falar em um tipo de bateria sustentável?

Primeiro, é interessante falar sobre o que é ser sustentável. Esse termo é bastante complexo e abrange detalhes que vão além do meio ambiente.

No aspecto ambiental, a sustentabilidade consiste em práticas e ações que visem a conservação do meio ambiente. Nesse sentido, foi desenvolvida uma bateria que é mais sustentável.

A bateria VRLA é selada e não emite gases durante seu funcionamento. Além disso, ela pode estar em várias posições sem que existe o risco de vazamento do seu líquido interno, também conhecido como eletrólito.

Para baterias que não estão nessas condições, o líquido acaba se alterando a depender da posição, ocorrendo vazamento do ácido que é um risco potencial tanto para os seres humanos como em contato com a natureza.

A montagem dessa bateria ocorre com válvulas que regulam a pressão e que também trazem segurança para a bateria evitando explosões. Esse tipo de bateria é construída com chumbo ácido e apresenta diversas características construtivas.

Tratamento dos efluentes de água: o que você precisa saber?

A produção tanto industrial como em ambiente residencial acabam gerando alguns resíduos que precisam ser descartados de forma correta, ou que podem ganhar uma nova contribuição na sociedade por meio da reciclagem.

No caso do tratamento de efluentes industriais, existe a estação de tratamento de efluentes industriais, nos quais são analisadas as características dos poluentes, por exemplo, sua parte física, química e até mesmo biológica. O objetivo é remover esses materiais contaminantes.

Isso ocorre quando a carga poluidora é identificada assim como quando se verifica a presença de contaminantes. A ideia é verificar se existe também uma carga tóxica no efluente.

Dentre os processos de tratamento, podemos citar os que removem os resíduos sólidos, por meio de suspensão, peneiramento, e até mesmo a flotação.

Além disso, também existem procedimentos que eliminam a matéria orgânica e que atuam na desinfecção do líquido. Os efluentes também passam por alguns procedimentos químicos, por exemplo:

  • Aplicação de agentes de coagulação;
  • Floculação;
  • Neutralização do pH;
  • Processos de oxidação;
  • Clarificação;
  • Remoção de matéria orgânica.

Além disso, também existem outros processos mais biológicos, por exemplo, no caso do tratamento de esgotos, verificação dos tipos de gases e até dos flocos biológicos presentes no efluente.

Outro processo bastante interessante é a análise de potabilidade da água. De acordo com a portaria que estabelece o Controle e a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e seu Padrão de Potabilidade, a vigilância de cada município tem o dever se controlar as análises de coleta e seu abastecimento.

A água consumida a fins humanos, deve vir do sistema de abastecimento de água e sua qualidade depende do controle e inspeção dessa vigilância.

Outros procedimentos como instalação de água para conjuntos civis, captação em prédios e ligações ou água indicada para o fornecimento coletivo também são responsabilidades dessa vigilância municipal.

As pessoas da sociedade, cabe a responsabilidade e cuidado ambiental na economia do uso de água.

A importância da reciclagem

Além da preservação ambiental, outro procedimento bastante interessante refere-se à reciclagem de materiais recicláveis. A reciclagem é um processo no qual os materiais que seriam descartados começam a fazer parte de um outro tipo, sendo reinserido no processo de produção.

Isso é importante por ajudar a reduzir a contaminação, poluição, reduzir os lixões e aterros sanitários e preservar ainda mais o meio ambiente.

Por isso, uma empresa de reciclagem atua no trabalho com metais, papel, plástico, vidro e outros elementos que podem ser reutilizados ou reinseridos. Ou seja, a reciclagem além de ser um processo sustentável, torna-se também um processo social, que ajuda na geração de renda para diversas famílias.

Para ajudar essas pessoas, recomenda-se a coleta seletiva em casa. Ou seja, separe os materiais por categoria, não misturando matéria orgânica com vidro ou plástico, porque isso pode ser reutilizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *