ambiental

Evolução, lucro e produção podem ser alcançados sem prejudicar a riqueza ambiental que a humanidade possui, pois é o maior tesouro de todos.

Construir ou começar em um empreendimento demanda diversos tipos de situações, tanto práticas, como voltadas ao ramo burocrático, tudo com um objetivo único, fazer com que a empresa ou o empreendimento consiga atender a todas as leis que a regem.

Além disso, há indústrias e empresas que precisam construir em locais onde podem interferir em uma zona de mata ou então o setor da indústria é um possível poluidor, dessa maneira, existe mais uma gama de processos que deve ser feito, como, por exemplo, os licenciamentos ambientais e também diversos tipos de laudos técnicos.

Esse texto vem mostrar alguns tipos de laudo e sua importância quando se trata de construção, reforma, instalação de serviços industriais em locais ambientais.

Laudo de passivo ambiental

O laudo de passivo ambiental é um tipo de documento técnico que visa a investigação de diferentes tipos de dados a fim de detectar a presença de danos significativos ou então apresentar riscos potenciais as diferentes propriedades de um bem ambiental, fazendo com que ele não exerça suas funções.

Assim, esse tipo de laudo ajuda no controle patrimonial de grandes propriedades.

Um laudo passivo ambiental irá verificar, por exemplo, se um ambiente está contaminado por substâncias químicas, dado a proximidade de alguma indústria, conferir se essas substâncias estão no solo, na água, na superfície e assim por diante.

Há uma Lei que regulamenta quais os objetivos e o quais os bens ambientais que devem atenção. A Lei é a nº 6.938/81 que estabeleceu a Política Nacional do Meio Ambiente. Esses bens ambientais e os objetivos são:

  • Proteger a fauna e flora;
  • A segurança e a ordem pública;
  • Saúde e também o bem-estar da população;
  • A qualidade do solo, das águas e do ar.

O passivo ambiental então é algo que representa os possíveis danos, não somente na qualidade de solos e de águas, mas que também venham causar um grande risco a saúde da população.

Precisam desse laudo toda e qualquer atividade industrial e comercial que podem se tornar contaminadoras de solo, águas subterrâneas e a qualidade do ar além de toda e qualquer serviço de:

  • Extração de minerais;
  • Extração de combustíveis;
  • Fabricação de canos, tubos e azulejos;
  • Metalurgia e outros tipos de indústria.

Laudo de estanqueidade

O laudo de estanqueidade é outro tipo de documento que atestar a capacidade de determinada tubulação ou equipamento de conter líquidos e gases sem que cause vazamentos.

É muito importante para as indústrias químicas onde é necessário comprovar a segurança dos diversos tipos de instalações e também dos aparatos, já que as indústrias químicas podem causar incêndios, sinistros de qualquer natureza ou então danos ao meio ambiente.

Também é de extrema importância verificar a metodologia empregada para cada tipo de material. Os mais usados são o gás hélio sob pressão, que ajuda na obtenção do laudo.

A validade desse laudo é de cerca de um ano e ele é importante para que haja a verificação da produtividade da máquina a fim de checar se há vazamento ou não.

Existem outros tipos de testes realizados para a verificação de estanqueidade como, por exemplo, a temperatura de trabalho, os tipos de fluidos transportados e assim por diante.

A importância dos laudos

Os laudos ambientais, como, por exemplo, o laudo de levantamento topográfico, assim como o de estanqueidade são importantes, pois esses laudos trazem a descrição detalhada, da maneira mais adequada, englobando os diversos tipos de dados, sejam eles quantitativos ou qualitativos, para saber se o local onde se efetuará a construção será protegido ou não.

Os laudos são compostos por vários critérios, sendo os mais importantes e recorrentes deles:

  • Os relatórios da vistoria completos;
  • Os pareceres conclusivos; que se compõe de diversos quesitos.
  • Amostragens diversas;
  • Requerimento de junta de diversos tipos de autos do processo além de solicitação dos honorários especiais.

Tanto análises de topografia, como de estanqueidade e o planejamento ambiental para a solicitação do licenciamento devem ser realizados por profissionais ou então órgãos públicos competentes.

Todos os laudos são importantes para que haja uma maior importância acerca dos espaços ambientais e também de todas as formas de preservação e conservação, para que tanto empresas, como indústrias construam um código de ética com relação ao meio ambiente e tudo o que ele envolve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *