poço

O cuidado com a água, principalmente de poço, tem sido palco de debates durantes várias décadas, se intensificando a partir do novo milênio. Assim, cada vez mais falamos em uso inteligente desse recurso, formas de reutilizar e tantos outros modos de fazer com que esse recurso não esgote.

Um dos grandes problemas relacionados a água é a distribuição e seu tratamento, afinal, a água é o principal recurso para que cidades, comércios, indústrias, e seres humanos consigam realizar seu desenvolvimento de forma saudável e tranquila.

O grande problema disso tudo é a criação de fontes de água, mas não necessariamente criar, e sim encontrar e fazer a manutenção delas de modo que seu recurso não acabe.

Uma das fontes de água são os chamados poços artesianos, que geralmente são feitos por empresa de perfuração de poços artesianos.

Este texto falará sobre o que são os poços artesianos, suas utilidades e também alguns métodos de tratamento de água.

O que é um poço artesiano?

O poço artesiano é uma forma antiga de captura de água, é feita por meio de perfurações profundas, para busca da água. Essa água é bombeada até uma caixa d’água e depois é passada por sistemas de tratamento para enfim chegar até sua distribuição.

O uso da bomba em um poço artesiano só acontece quando a pressão do poço não é suficiente, dessa forma a bomba leva a água até a superfície. Por não ter um bombeamento natural, esses poços são chamados de semi artesianos.

Da onde vem a água dos poços artesianos?

Os poços artesianos diferente de outras fontes de água, retira seu recurso dos chamados aquíferos. Os aquíferos nada mais são do que reservas de água subterrânea, que nascem por meio da água que se infiltra no solo e também nos espaços que ficam entre as rochas.

Por conta dessa infiltração, a água vai sendo filtrada, tornando-se limpa, dessa forma, a maioria dos poços artesianos não precisam de tratamento de água, salvo em alguns casos.

Há pessoas e empresas que optam pelo tratamento para garantir a água algumas outras qualidades, por exemplo, a adição de flúor para combate a cárie.

A vazão da água do poço artesiano sempre dependerá das quantidades de água que a rocha pode ter, assim, caso a perfuração tenha baixo potencial de fornecimento do recurso, há uma chance de ocorrer a diminuição do nível da água, fazendo o poço secar.

Por isso que é de suma importância que as empresas de perfuração tenham projetos eficientes para que a perfuração consiga atingir uma rocha de alto nível de fornecimento de água.

O poço artesiano vem sendo muito usado dado o seu baixo custo, e também pela existência de peças de fibra de vidro sob encomenda (como caixas d’água) que melhoram o tipo de armazenamento.

Tratamento de água: o carvão ativado

O carvão ativado nada mais é que um tipo de carbono que possui em seus átomos, alguns poros. O carvão pode ser usado em duas diferentes formas, tanto em peças como em pó, e objetiva a remoção de impurezas, sempre por meio de seus poros.

O carvão ativado é sempre usado em processos de filtração descontínuos, dessa forma, atua sob a filtração de diferentes substâncias, por exemplo:

  • Água;
  • Vinhos;
  • Sucos;
  • Antibióticos.

O carvão ativado para a filtração da água

O uso do carvão ativado preço é uma peça chave dentro da filtração e purificação da água, isso porque atua em diversos sentidos, por exemplo, a eliminação de cores, odores, e do gosto ruim. Além disso, pode ajudar na remoção de algumas substâncias orgânicas.

No processo de filtração de água por meio de carvão ativado, ele pode ser usado em diferentes formas, tanto por meio do modelo em pó como o granular.

As impurezas que o carvão ativado mais ajuda a remover são aquelas que tem carbono em sua composição, e também cloro na base da composição.

Desse modo, alguns outros elementos, por exemplo, diferentes tipos de nitratos e sódio, podem passar direto pelo produto filtrante.

O carvão deve ser também sempre alterado, pois sua composição é limitada. Uma vez preenchido todos os poros é necessário fazer a troca, pois ele para de funcionar.

Assim, os poços artesianos e o carvão ativado são essenciais quando falamos de um uso sustentável e racional da água, que é o líquido precioso para todos os seres humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *