Procedimentos de higienização são extremamente importantes em muitos aspectos para poder garantir mais saúde e bem-estar no uso de diferentes serviços.

Por isso, a Lavagem de caixa d água é considerada indispensável, pois além de assegurar mais qualidade de vida, evita transtornos causados por contaminação e outros processos não desejados.

Mas você sabe como realizar esse serviço da forma mais apropriada? Além disso, quais os tipos de produtos de limpeza que devem ser utilizados nesse momento?

Para responder a essas e outras perguntas sobre tema, reunimos no artigo a seguir as informações mais importantes na hora de higienizar adequadamente sua caixa d’água.

Importância da limpeza

Todo mundo sabe que as caixas d’água devem ser higienizadas com determinada frequência para garantir melhores condições de armazenamento.

Afinal, esses utensílios reservam água de modo intermitente e devem, portanto, contar com as medidas de higienização necessárias para que o acúmulo de sujeira e transtornos de saúde sejam evitados de forma

A recomendação geral é de que a Higienização de caixa d água seja feita de seis em seis meses, ou seja, duas vezes por ano. Seja a caixa feita de fibro-cimento, concreto ou mesmo fibra de vidro, esse procedimento é indispensável e deve ser operado por profissionais devidamente habilitados, garantindo resultados mais duradouros e satisfatórios.

A qualificação é exigida por uma série de fatores, dentre eles que as caixas d’água são localizadas em partes mais altas e, com isso, o trabalho de limpá-las se torna mais perigoso do que pode parecer a princípio.

Não é por acaso que os profissionais que executam essa tarefa passam por treinamentos especiais para lidar com as condições do procedimento.

Materiais a serem utilizados

Existem materiais que são essenciais para um Procedimento de higienização de caixa d’água correto e duradouro, evitando a proliferação de fungos, bactérias e até mesmo o acúmulo de sujeira, fatores que podem influenciar diretamente na saúde de quem consome a água armazenada.

Entre os materiais necessários, é possível citar:

  • Esponja;
  • Vassoura;
  • Panos;
  • Balde;
  • Cloro.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a Quantidade de cloro por litro de água. De acordo com o nível de sujeira da caixa, esse dado pode variar, mas no geral é recomendado um litro de água sanitária para cada 1000 litros de água.

É possível utilizar, ainda, comprimidos de cloro, pois eles reagem de forma eficiente na água e geram a higienização desejada.

Para saber mais detalhes, é imprescindível consultar um profissional da área, pois somente ele poderá avaliar a situação da caixa e apontar a quantidade de produto químico a ser utilizado.

Etapas da limpeza

A Limpeza de caixa d’água exige uma série de etapas que vão desde a garantia de um sistema de distribuição fechado, evitando vazamento e desperdícios, até a aplicação correta da água sanitária, por exemplo.

Em primeiro lugar, portanto, é necessário fechar o registro de água, seja ele localizado na própria caixa ou em algum ponto da casa ou do prédio.

Após o fechamento, é preciso fazer a anulação da boia automática e esvaziar a caixa, o que pode ser feito abrindo todas as torneiras e dando descarga até a água ser consumida.

Para evitar que a sujeira se espalhe pelos canos, é possível fazer uso de panos para impedir a passagem. Feito isso, a limpeza deve ser feita do modo convencional, ou seja, com a esponja, esfregando as paredes até a remoção completa dos resíduos.

Para cada tipo de composição, recomenda-se um processo específico de esfrega, garantindo a preservação do material.

No caso de caixas de fibra e de paredes lisas, basta esfregar com a esponja, mas em caixas de concreto, faz-se necessário utilizar a vassoura para uma remoção mais efetiva.

O mais importante é jamais utilizar sabão, detergente ou demais produtos químicos variados que podem comprometer a estrutura e a qualidade do armazenamento. Apenas o cloro é autorizado, conforme as indicações profissionais.

Para concluir o processo, basta retirar toda a água suja com a ajuda de pás, panos e baldes. Em seguida, a adição da água sanitária garante a desinfecção completa e eficiente.

Nesse momento, é muito importante cuidar para que ninguém beba a água ou use a caixa, pois a ingestão desse produto pode causar sérios problemas à saúde. O enxágue final garante mais segurança.

Com isso, a água terá qualidade mais garantida e não causará transtornos. A Limpeza caixa d água preço pode variar conforme o tamanho da caixa e o nível de sujeira, mas o mais importante é contar sempre com equipes qualificadas e produtos corretos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *