meio ambiente é o centro de diversas discussões nos dias atuais, sendo um tema importantíssimo, porém poucas pessoas realmente compreendem o conceito.

Recentemente, as principais empresas estão tomando como primordiais algumas atitudes e serviços a fim de diminuir os impactos causados ao meio ambiente.

Sendo assim, cada organização deve receber a licença CETESB que certifica a emissão de resíduos e efluentes.

Em resumo, a licença ambiental é ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente determina as condições, restrições e medidas de controle ambiente que precisarão ser obedecidas pelo empreendedor.

Por essa razão, produzimos este conteúdo para que você fique por dentro de informações importantes sobre o meio ambiente. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos deste artigo.

Meio ambiente: conceito

O meio ambiente é um sistema natural que passa por constante transformação, especialmente em decorrência da espécie humana. Dentro do conjunto ambiental podemos classificar:

  • Vegetação;
  • Solo;
  • Fenômenos naturais;
  • Dentre outros.

Os fenômenos, por sua vez, são aqueles que não têm um limite, bem como não são influenciados pela intervenção do homem – como a água, clima, radiação do sol e ar.

Por conta disso, a renovação de licença de operação CETESB é necessária, pois ao conhecer o perfil de emissões, a organização pode estabelecer estratégias, traçar planos e metas a fim de reduzir a gestão de seus gases de efeito estufa.

Composição de meio ambiente

De maneira geral, quatro esferas do meio ambiente são reconhecidas, são elas:

1. Litosfera;

2. Hidrosfera;

3. Atmosfera;

4. Biosfera.

Em suma, a litosfera é a esfera das rochas; a hidrosfera, por sua vez, é a da água e, a atmosfera, a do ar.  Mas algumas correntes científicas que ainda incluem a crisofera, conhecida como esfera do gelo, como uma parte diferenciada da hidrosfera, além da pedosfera que é a esfera referente ao solo.

Ciência terrestre

A responsabilidade de estudar o meio ambiente é dada às ciências da terra, também classificadas em quatro categorias, incluindo geografia, geologia, geofísica e geodésia. A partir de cada conhecimento desses é possível definir conhecimentos quantitativos e qualitativos acerca do meio ambiente.

Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental, assim como já foi mencionado, é um importante instrumento de gestão da administração pública.

Por meio dele é exercido o total controle sobre as ações humanas que interferem e impactam nas condições ambientais.

Ainda assim, há a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais, de maneira a assegurar a sustentabilidade do meio ambiente, dentre os aspectos físicos, econômicos e socioculturais.

A licença é uma exigência legal a que está sujeita a todos os empreendimentos ou atividades que empregam ações e recursos naturais ou que possam causar algum tipo de degradação ou poluição à natureza. É um processo completamente administrativo pelo qual é autorizada a:

  • Localização;
  • Instalação;
  • Ampliação;
  • Operação das atividades.

Vale frisar que a responsabilidade pela concessão fica em conformidade os órgãos ambientais do estado e, dependendo da situação, também do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Atmosfera: sustentação do ecossistema da terra

A atmosfera é o principal elemento que dá a sustentação do ecossistema do planeta. A gravidade do da terra é a responsável por manter a camada fina de gases no seu devido lugar.

Os gases encontrados na superfície são oxigênio (21%) e o nitrogênio (78%). O resto, por sua vez, é composto de gases considerados inertes, como o ozônio, metano, dióxido de carbono, dentre outros.

Descargas atmosféricas

Todo edifício precisa contar com um para raio, que geralmente fica instalado no topo do prédio. O item assegura não só a proteção contra descargas atmosféricas, mas garante a segurança de pessoas e da propriedade em questão.

O equipamento precisa funcionar de acordo com a norma NBR 5419 da ABNT com o intuito de garantir a segurança das pessoas e de sua propriedade.

Neste sentido, o Laudo de para Raio deve inspecionar, testar e potencializar os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, bem como o cumprimento de normas regulatórias.

Aquecimento global

Um dos principais temas em pauta no que diz respeito ao ambiente é o aquecimento global. O assunto é um problema que tem mobilizado diversos cientistas ao redor do mundo.

A grande preocupação, neste caso, está nas consequências desse aquecimento em longo prazo no ambiente e também para a sociedade.

Sendo assim, uma das questões mais relevantes desse tema é como a mudança do clima pode influenciar fatores como a liberação dos gases, por exemplo.

Portanto, essas são as principais informações sobre o meio ambiente, ainda lembrando que existem mudanças que podem afetar a vida na terra, como o clima.

Deste modo, o ser humano precisa se adaptar a viver no planeta com as novas condições que ele apresenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *