O meio ambiente está presente em nossas vidas a cada esquina que olhamos. Seja o ar, a terra ou nosso verde, estamos rodeados desses elementos que nos ajudam a viver e ter uma qualidade de vida melhor.

Mas, para que o mundo pudesse evoluir, muitas construções e diversos outros tipos de edificações foram feitas, as indústrias cresceram e alguns focos de desmatamento e poluição começaram a aparecer mundialmente.

E, como isso começou a prejudicar a saúde e o ecossistema, empresas conscientes disso começaram a criar diversos tipos de saídas e feitos para que a natureza pudesse andar com a sociedade sem nenhum prejuízo.

Para que você saiba como tudo isso é possível e algumas saídas que as empresas como a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) encontraram, acompanhe o artigo e saiba mais sobre tudo isso.

Licenciamento

Se você nunca ouviu falar sobre isso, hoje saberá o que é e toda a sua importância no meio industrial. O licenciamento é um tipo de documento e procedimento administrativo que é dado pelo órgão de Companhia Ambiental de SP.

Esse licenciamento ambiental é quem autoriza todo o tipo de reforma, instalação, operação e ampliação de espaços, empreendimentos e atividades que utilizam de recursos ambientais e naturais para seu benefício, mas que são considerados potenciais degradadores e poluentes.

Essa documentação é também uma lei ambiental federal, que deve ser instituída por três possibilidades quando for necessária ser usada.

O empresário deverá estar em dia com ela caso ele utilize de elementos naturais para suas atividades, caso seu negócio seja constatado poluidor ou se o local já foi degradado.

licenciamento ambiental Campinas e de todas as outras regiões devem ser solicitados nesses casos e passarão por três fases, que são a licença prévia, a licença de instalação e a licença de operação.

A licença prévia é a fase de planejamento do empreendimento e as atividades que serão feitas nele. Assim, esse primeiro documento deverá atestar toda a viabilidade ambiental do local e estabelecer requisitos básicos que devem ser seguidos.

A licença de instalação irá autorizar todos as atividades se estiverem com as especiações necessárias, que contam com os planos da primeira licença.

E, a última, que é a licença operação, é a que permite que o estabelecimento funcione a partir de todas as regras que foram impostas.

Ou seja, essa última licença só permitirá o funcionamento do estabelecimento se ele seguir todas as regras e continuar com elas no restante de os seus trabalhos. Assim ele sempre será analisado e notificado.

Alguns benefícios que podemos encontrar nesse documento são:

  • Preservação do meio ambiente;
  • Recuperação de áreas degradadas;
  • Cuidados máximos;
  • Monitoramento de área perigosas e poluidoras.

Enfim, esse tipo de documentação está presente para ajudar não somente o meio ambiente, mas a nossa vivência, saúde e vida, pois necessitamos da natureza para que o mundo flua e possamos ter nossas rotinas.

ETEs

Um outro tipo de recuperação que é totalmente sustentável e também benéfico para a empresa é ter uma estação de tratamento de efluentes somente para o local. Sim, é totalmente possível e falaremos mais a respeito.

Essas estações existem em todos os municípios e há, no mínimo, uma em cada local e perímetro. Esse ambiente serve para purificar a água de todos os resíduos que contém após ela ser utilizada. Ou seja, é um tratamento de esgoto.

Esse tratamento pode ser oferecido publicamente, pois todas as pessoas têm o direito constitucional de possuir higiene, água limpa e condições humanas, mas também é possível contratar um privado.

Ou seja, você terá em sua empresa, uma estação de tratamento com todas as necessidades possíveis, assim como os públicos, que para fazer com que seja possível reciclar todos os seus componentes.

Enfim, todos os equipamentos para tratamento de efluentes, em formas menores, serão instalados no local para que o uso seja feito corretamente.

Esse tipo de processo traz mais produtividade dentro de um empreendedorismo, além de ainda proporcionar um local ainda mais sustentável, fazendo com que seu próprio material de trabalho seja renovado.

Enfim, esses foram os detalhes de tratamento e de licenciamento que são possível nos meios profissionais, industriais e ambientais, para que seja possível ter um casamento entre fábricas e meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *