Abrir a torneira da pia, dar descarga no banheiro, essas ações são tão comuns no cotidiano das pessoas, que, muitas vezes, as pessoas nem param para pensar sobre a importância da estação de tratamento de água e esgoto.


Além da degradação do meio ambiente, a falta de tratamento pode acarretar na proliferação de doenças infecciosas e parasitárias, colocando a população em risco, ao expô-la a diversos tipos de contaminação.

Entre as bactérias, está a cianobactéria, que se enriquece com nutrientes da decomposição do esgoto orgânico, podendo afetar o sistema nervoso e também o fígado humano.

Já os agentes infecciosos, muitas vezes presentes em fezes humanas, podem ser transmitidas pelo consumo da água contaminada.

Em países de terceiro mundo, a falta de tratamento de esgoto, é a grande responsável pelos altos índices de mortalidade infantil, com epidemias de cólera, disenterias, hepatite infecciosa, casos de verminose e febre tifoide.

Veja outras doenças que podem ocorrer:

  • Leptospirose;
  • Amebíase;
  • Meningite;
  • Hepatites A e B.

O investimento em tratamentos corretos sai mais barato do que os tratamentos com saúde, é o que afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a entidade, a cada dólar investido em água e saneamento, são economizados 4,3 dólares em custos de saúde no mundo.

Além de todos os malefícios ao ser humano, o meio ambiente também é extremamente prejudicado.

Nos corpos de água, por exemplo, pode haver a diminuição da concentração de oxigênio, provocando escurecimento da água e a morte de peixes e outros organismos aquáticos.

Para se ter uma ideia da gravidade da situação, de acordo com uma avaliação feita pela fundação SOS Mata Atlântica, em 184 rios, córregos, lagos e bacias hidrográficas, apenas 2,5% possuem boa qualidade.

Enquanto isso, 70% estão em situação regular e 27,5% com qualidade ruim ou péssima. Por isso, é cada vez mais importante pensar em como fazer o tratamento de água e descarte correto de dejetos.

Como funciona uma estação de tratamento?

Ao construir condomínios, hotéis, empresas, clínicas, ou até mesmo residências, pensar na estação de tratamento de água eta é primordial. Mas, você sabe como funciona uma?

Bem, esses equipamentos são utilizados para garantir água potável para o consumo humano, quando a água passa por diversas etapas.

A primeira delas é a coagulação, que acontece quando a água bruta entra na estação de tratamento e recebe sulfato de alumínio. O elemento une as partículas de sujeira.

O passo seguinte é a floculação, para continuar unindo as impurezas com a água em movimento, até que essas partículas transformarem-se em flocos de sujeira.

Então, acontece a decantação, quando a água entra em outros tanques e separa os flocos com a força da gravidade, fazendo com que eles cheguem ao fundo.

Agora é a vez do processo de filtração, assim, a água passa por granulações, como o carvão, onde ficam retidas as impurezas das outras fases do processo.

Mesmo que a água já esteja potável, ela passa por um processo de desinfecção, garantindo ainda mais proteção, quando é realizada a cloração, auxiliando na eliminação de germes.

Empresas especializadas

Apesar de parecer um processo complexo, há empresas especializadas que oferecem a estação de tratamento de água compacta preço.

Parecidas com as grandes estações de tratamento, elas podem se adaptar em pequenos espaços, sendo resistentes e fáceis de serem deslocadas. Além disso, elas são rápidas de montar e tem operação independente das unidades.

Essas estações costumam ser fabricadas em poliéster reforçado com fibra de vidro, conseguindo oferecer resistência química e mecânica.

Outro diferencial, é que o tratamento de água pode ser feito em qualquer tipo de vazão, com facilidade de controle e baixo custo operacional.

Por serem compactas, elas têm baixo consumo de energia e baixo custo com produtos químicos.

Algumas possuem, inclusive, reaproveitamento de água para outras funções, com atendimento personalizado para as necessidades de cada cliente.

No momento da contratação de uma empresa, você precisa ficar atento para algumas dicas. Uma delas é se a empresa contratada para desenvolver o projeto atende a todas as normas técnicas e legislações vigentes.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o processo de tratamento de água, entenderá a importância do descarte correto e o tratamento ideal.

Tanto para manter uma vida sadia, quanto para respeitar todas as questões ambientais e assim manter a qualidade de vida das pessoas ao redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *