O processo da consultoria ambiental trata-se de diversos processos em que o cliente necessita de apoio técnico para a avaliação de um processo de gerenciamento ambiental que está em execução.

Assim, por diversas vezes, o cliente acaba não possuindo o domínio técnico sobre os trabalhos que estão em desenvolvimento, tendo como objetivo principal do processo a avaliação de:

  • Constatar se o serviço que está sendo executado acaba sendo definitivamente melhor ao cenário apresentado;
  • Traçar um parâmetro entre a relação custo-benefício do serviço;
  • Averiguar se o serviço está nas conformidades da legislação;
  • Avaliar se o serviço está de acordo com procedimentos técnicos.

De acordo com as definições estipuladas para os procedimentos técnicos e do arcabouço legal, a CETESB irá atuar em auditar e na fiscalização de processos.

Isso significa que ele não irá mais solicitar demandas e/ou coordenar os procedimentos, fazendo com que uma assessoria técnica ou uma segunda opinião se torne fundamental, conforme o projeto estabelecido para o devido gerenciamento, com o intuito de evitar atuações ou retrabalhos.

Algumas empresas possuem corpo técnico qualificado ao apoio ao cliente durante as diversas etapas, focando sempre no atendimento aos requisitos legais, técnicos e ao custo benefício dos investimentos a serem realizados.

Dentre os Serviços de consultoria ambiental existem uma série de procedimentos que devem e podem ser implementados.

Assim, empresas de consultoria ambiental que é contratada deve ser capaz de executar as diversas etapas de diagnóstico ambiental, que conflui na implementação executiva de cada projeto específico.

Ela deve ainda acompanhar todas as fases, que consistem em:

  • Estudo prévio;
  • Operação;
  • Instalação;
  • Licenciamento.

Diversas instituições comprometidas com o meio ambiente e sua preservação são mais bem vistas pela sociedade e agregam mais valor para a sua marca e seus produtos.

É importante lembrar que a legislação costuma atualizar-se e mudar, o que pode acabar tornando o processo mais complicado para aqueles que são leigos no assunto.

Assim, o melhor é acabar contatando o suporte de um profissional ou uma equipe própria de consultoria ambiental.

Algumas plataformas disponibilizam o serviço de diversas empresas que possuem estudo de análise de risco ambiental, além de prestarem assessoria total e realizar o acompanhamento do projeto, o que garante a aplicação adequada dos procedimentos e das normas vigentes atualizadas.

Responsabilidade ambiental

Estão abrangidos ao regime de Responsabilidade Ambiental (RA) os danos e suas respectivas ameaças à água, habitats protegidos, ao solo e espécies, sendo os operadores responsáveis obrigados a suportar seus respectivos custos de reparações e prevenções.

Este regime é aplicado para a maioria das atividades econômicas, destacando-se as abrangidas pelo anexo III, na qual se faz obrigatória a garantia financeira de cobrir os custos inerentes às aplicações do regime.

O apoio técnico prestado consistem em:

  • Verificar a ocorrência de dano ambiental ou ameaça;
  • Estabelecer planos de reparação e estimativa dos respectivos custos;
  • Na caracterização do estado inicial (antecedente ao incidente ambiental);
  • Valor a constituir para a garantia financeira (com base em uma Avaliação de Risco Ambiental).

O que é avaliação de risco ambiental?

A Avaliação de Risco Ambiental consiste na permissão para determinar a probabilidade de ocorrências em um determinado evento e suas respectivas consequências ao ambiente e para a saúde humana.

Para a referida avaliação, o ISQ dispõe de um software e de metodologias aplicáveis para a especificidade de cada caso que encontra-se em análise.

Durante o processo destacam-se as avaliações desenvolvidas no âmbito da elaboração de relatórios de segurança referentes às aplicações do regime de prevenção contra acidentes que possam envolver substâncias perigosas, assim como as avaliações subjacentes as aplicações do Decreto-Lei nº 147/2008, de 29 de Julho, que consiste no regime de responsabilidade aos danos ambientais – Regime RA.

Outros tipos de consultorias ambientais

Empresas especializadas em consultoria geologica tendem prestar serviços para diferentes segmentos, tais como empreendimentos imobiliários, mineração, indústrias, compra e venda de jazidas minerais, postos de combustível entre outros, prestando assessoria para a legalização completa de atividades junto aos devidos órgãos competentes.

A consultoria mineração tem o intuito de pesquisar e realizar prospecção mineral por meio de métodos diretos (sondagens) e geofísicos.

Entre os processos constam a cubagem de reservas minerais, requerimentos de pedido de pesquisas e licenciamento mineral juntamente ao DNPM, plano de lavra, plano de aproveitamento econômico, estudo de viabilidade e projetos para a captação de água mineral, relatório final de pesquisa, declaração de investimento em pesquisa mineral entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *