Lidar com o meio ambiente é sempre complicado pois existem inúmeras preocupações e atitudes que devem ser tomadas, entender o serviço que empresas relacionados com esse setor tem é fundamental para toda a indústria.

Afinal muitas dessas empresas são consultorias ambientais e que cuidam da fiscalização de outras empresas para evitar a poluição em massa do meio ambiente.

Mas também muitos empreendedores já têm essa consciência e estão reestruturando seus processos para reciclagem de objetos e a diminuição de gases e líquidos disposto no meio ambiente. Para entender um pouco mais sobre isso esteja atento no artigo até o final.

Tratamento de esgoto

Primeiramente vamos entender sobre empresas que trabalham com o tratamento de esgoto.

Esse processo de retirar impurezas da água que chega até essas centrais de tratamento é um procedimento bem árduo e demorado, que conta com uma grande gama de maquinário, como:

  • Tanques de areia;
  • Reatores;
  • Tanques de aeração;
  • Decantadores.

Mas por incrível que pareça esse procedimento de tratamento é muito mais químico do que industrial, para garantir um efeito mais límpido as bactérias que causam a contaminação são combatidas com outras bactérias, basicamente anulando o efeito contaminador em várias etapas e de várias formas.

Um processo que tem no seu início o intuito de remover grandes contaminações, como garrafas degradadas, cabelos e etc. E no seu último nível o combate é a nível celular. Um procedimento bem caro mas que vale o investimento quando se investe a longo prazo

Consultoria ambiental

Empresas que de alguma forma vão impactar o meio ambiente, principal em grandes metrópoles, precisam de empresas para regular e entender qual a melhor forma de operar reduzindo danos.

É possível contar com empresas de consultoria ambiental SP para esse tipo de trabalho na capital, onde elas entregam todo um processo de implementação adequado para o local, visando, como já dito, diminuir o impacto direto ao meio ambiente sem prejudicar a operação da empresa.

Áreas contaminadas

Toda a parte de identificar potenciais riscos, avaliar, descrever e criar um plano de contenção é de responsabilidade do setor de gerenciamento de áreas contaminadas cetesb que é uma empresa especializada nesse setor, que descreve de forma minuciosa como os processos de reabilitação dessas áreas deve ser feita.

Ela cuida, inclusive, da manutenção de empresas potencialmente prejudiciais a determinadas áreas, e em alguns casos, onde o potencial de contaminação é muito alto, esses empreendimentos podem ser fechados.

Entendendo e analisando os riscos

A cetesb é ainda responsável pelo procedimento de estudo de análise de risco ear, um procedimento muito detalhista onde se estuda a forma de operação da empresa, as características do local (estrutura física) e detalhes da região onde está ou onde será construído.

Esse processo tem como objetivo identificar a viabilidade do empreendimento e entender qual o risco operacional para a própria empresa e para o seu entorno, tentando assim classificar o impacto ambiental de atividades naquele local.

Como já dito, em alguns casos as empresas podem ter sua licença de operação barrada caso seja identificado que o risco em alguns dos quesitos mencionados acima forem identificados.

Mas na maioria dos casos em que se apresenta algum risco a empresa tem que seguir um conjunto de necessidades especificas para ter suas atividades acontecendo sem problemas.

Solo

Uma preocupação emergente dessas empresas são as condições do solo onde grandes construções e empreendimentos serão aplicados.

Tivemos casos recentes de grandes construções cedendo e causando um prejuízo ambiental gigantesco, o diagnóstico correto do solo garante estabilidade para o dono do negócio e também segurança para o ambiente (e pessoas) que residem e trabalham no local e em volta.

Atualmente essa manutenção é feita, na maior parte, pela CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que tem como principal função analisar o RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) para licenciar ou não empresas que causam algum tipo de impacto a região a sua volta.

Como vimos, essas empresas tem o cuidado de diminuir de forma exponencial o impacto ao meio ambiente e como outras empresas enxergam e lidam com isso.

É importante se atentar a essas coisas pois a fauna, flora e rios que contamos – principalmente nas capitais – já é limitado por conta da expansão de prédios e construções, então devemos nos atentar ao que resta para manter a diversidade nas nossas cidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *