Ao falarmos de água, você sabe quais são todos os processos pelos quais ela passa até chegar à sua casa, pronta para consumo? Não? Então, continue lendo e fique por dentro do assunto.

Por que realizar o tratamento de água?

O tratamento da água é muito importante, pois se bebêssemos ela da mesma forma como ela se encontra, poderíamos ficar doentes e até mesmo morrer.

Para evitar qualquer doença, a água passa por todo um processo nas estações de tratamento e mesmo sendo retirada de rios ou barragens, hoje em dia enfrentamos muitos problemas.

Este com a questão da poluição em massa de ambos. É graças as estações de tratamento, que todas as impurezas encontradas na água, que consumimos são retiradas.

Mesmo a nossa fonte de água vindo de rios ou barragens, ela também vem dos esgotos. Isso mesmo, você não leu errado.

Mas o esgoto passa por todo um tratamento bem mais complexo, para se tornar totalmente utilizável para os humanos.

Como é feito o tratamento?

O sistema de tratamento de esgoto é feito nas estações, cada estado tem a sua, que cuida do tratamento da água impura.

Em São Paulo, por exemplo, temos a Sabesp. O tratamento é basicamente retirar da água todos os poluentes.

O tipo de tratamento vai depender se o poluente é químico, biológico ou físico. Em São Paulo as etapas do tratamento de agua são duas: a liquida e a sólida

A etapa líquida consiste em oito fases: a primeira é quando a água utilizada pelos moradores, vai para as redes coletoras.

Que é quando se chega na segunda fase, que é nas redes de esgoto; o mesmo vai para a terceira fase, que é passar pelas grades para a retirada de sujeiras.

Passando por elas, ele vai para uma caixa onde a areia, que consta nela, será retirada e esta é a quarta fase.

Já na quinta fase, o esgoto vai para os decantadores primários, para que as partículas com maior peso sejam acamadas.

Na sexta fase, são encaminhados para o tanque de aeração. Na sétima, entra o decantador secundário; e, para finalizar, a última fase é retornar a água para o rio.

A ete tratamento de esgoto tem uma importância muito grande, pois a água é um recurso finito e não podemos nos dar o luxo de desperdiçá-la aleatoriamente.

Então, quanto mais o reaproveitamento for feito, melhor será para nós e para que esse recurso não acabe.

Já a etapa sólida tem cerca de nove fases, são elas: começando pelo esgoto vindo da cidade; depois se dirigindo para o lodo primário.

Onde a água é separada das substâncias sólidas; logo depois, vem o lodo secundário, que terá o processo de adensamento.

Após ter passado por isso, os adensadores entram em ação; já na quinta fase acontece a flotação por meio dos flotadores.

Depois disso, vai para os digestores; passando assim, pelos filtros prensa; seguindo pela esteira; para, por fim, ser criada as tortas para colocar no aterro sanitário.

Como as indústrias também fazem um descarte muito grande de resíduos foi criado, para o uso delas, a estação de tratamento de esgoto compacta.

Elas limpam os esgotos de empresas, condomínios e até municípios, assim, ajudando a contornar a situação de despejo de esgotos na natureza.

De qualquer forma, desrespeitando o meio ambiente e qualquer norma ou lei ambiental. Cuidar de recursos naturais deve ser uma prioridade para o ser humano!

Preservar o meio ambiente e o que ele nos oferece, deve ser um ideal embutido nas escolhas do ser humano, pois sem ele não há comida, casa, roupas e, até mesmo, vida.

Então, contribua da melhor forma que puder, evite desperdício de água, não jogue lixo na rua, descarte o lixo de forma certa, para ajudar na reciclagem.

Evite lavar o quintal todos os dias, ou reaproveite a água e use-a novamente na lavagem de quintais e frentes de casas.

O tratamento de água merece a sua atenção, então se você possui uma empresa, adquira a sua ETE compacta ou simplesmente não descarte os resíduos em rios ou lagos.

Esses resíduos além de prejudicar a água, podem matar animais e proliferar doenças, então, também, tome cuidado na hora de manuseá-los.

Esteja sempre atento às novas formas de tratamento, que surgirem e comece a ajudar o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *