ambiental

O meio ambiente é muito importante para os seres humanos, afinal, a Terra é nosso habitat natural, e não apenas nosso, mas de todos os seres que vivem aqui. Por isso, a preocupação ambiental é um tema essencial nos dias de hoje.

Como os seres humanos são os que mais interferem na natureza os cuidados com o ambiente começam a ser parte das políticas empresariais.

Assim, surgem os conceitos de empresas sustentáveis, sustentabilidade ambiental, empresas conscientes, que procuram transmitir a ideia de que seus produtos e processos respeitam o meio ambiente.

Para fazer uma análise dos procedimentos e a empresa receber um selo de que é sustentável ou consciente ambientalmente, as empresas, indústrias e até mesmo comércios, vêm contratando as chamadas consultorias ambientais.

A consultoria ambiental nada mais é que um conjunto de métodos que possibilita a análise das consequências ambientais e biológicas que determinado projeto ou um processo produtivo causam no meio ambiente.

Por meio dessa análise, as empresas de consultoria ambiental encontram soluções para reduzir, ou então evitar os estragos ambientais causados.

Os profissionais de consultoria ambiental sempre procuram elaborar um diagnóstico, fazendo então o apontamento das soluções que pode ser feito de acordo com as leis do município, estado e país.

A consultoria ambiental também fica responsável pela fiscalização dos processos e projetos que a empresa desenvolve, para então saber se está seguindo as normas pré-estabelecidas.

Consultoria ambiental: apontamentos

A consultoria ambiental é uma área empresarial que tem como objetivo o estudo dos possíveis danos ambientais que determinado empreendimento pode causar, isso inclui, por exemplo:

  • Instalações;
  • Recursos usados;
  • Descartes de ambientes;
  • Eficiência das máquinas.

Assim, a consultoria ambiental é um procedimento essencial às empresas e indústrias e ela zela para que as políticas ambientais sejam cumpridas, e que, portanto, os processos não sejam danosos ao meio ambiente.

Desse modo, a organização trabalha harmonicamente com a natureza ao seu redor, fazendo com que o trabalho seja eficiente e responsável pela preservação ambiental.

Essa relação entre a consultoria ambiental e as empresas permite que as marcas tenham uma relação mais forte com seu consumidores.

Assim, uma empresa que tem uma gestão ambiental que se preocupa com as ações de reflorestamento, recuperação de mananciais, rios, árvores etc, consegue ter uma marca mais forte frente aos problemas ambientais que a empresa pode causar.

Licenças ambientais

As consultorias ambientais também prestam o serviço de licença ambiental para as indústrias.

A licença ambiental nada mais é que um tipo de procedimento burocrático que permite a implantação e a operação das atividades que usam recursos naturais, ou que então seus processos sejam potencialmente poluidores.

As licenças ambientais são emitidas sempre pelo poder público por meio dos chamados órgãos ambientais.

Dessa maneira, os empresários podem procurar empresas de consultoria em gestão ambiental para que os processos burocráticos sejam mais fluidos e que haja maior possibilidade de aprovação e concessão da licença.

A licença ambiental emitida sempre tem uma validade definida e também estabelece regras, condições e muitas medidas que devem ser cumpridas junto ao órgão ambiental.

Assim, quando a licença é emitida, o empresário assume os compromissos de manutenção do meio ambiente em que as empresas estarão instaladas.

O licenciamento ambiental passa por três tipos de licenças, a Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e por fim Licença de Operação (LO).

Tipos de licença ambiental

Licença Prévia (LP)

Esse tipo de licença é a primeira etapa dos licenciamentos e é necessária para dar início às atividades.

Dessa maneira, o órgão licenciador verifica a localização e a concepção do negócio, além de fazer o monitoramento de ruído ambiental, e checar a sua viabilidade e os requisitos básicos para as próximas fases.

Aqui é a parte dos estudos que é anterior à instalação, ou seja, o tempo de adaptação dos projetos

Licença de Instalação (LI)

Essa licença é concedida após a aprovação, depois disso, ela autoriza a construção do empreendimento e também da instalação dos equipamentos no meio ambiente.

Assim, a execução do projeto sempre deve ser feita tendo em vista o processo que foi colocado pelo órgão na licença.

Licença de Operação (LO)

Autoriza a empresa a colocar o empreendimento em ação. É solicitada após a empresa ter sido construída e edificada, e também após a tomada de todas as medidas de controle disponíveis no mercado.

Assim, vemos que as empresas de consultoria ambiental são de grande importância para construção de uma marca firme e também para preservação do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *