Quando você separa o lixo de sua casa, preparando-o para a reciclagem, entende que esse gesto traz muito benefício para o meio ambiente.

Agora, imagine você, quando uma empresa com muitos funcionários faz o mesmo. Sim, esse benefício se multiplica.

Mas, não é apenas na separação que uma empresa pode ajudar toda uma sociedade. É possível, ainda, comprar resíduos sólidos, utilizando-os como matéria-prima na produção de outros artefatos.

No entanto, há ainda, empresas que trabalham de forma a melhorar, significativamente, o cenário que envolve o meio ambiente. Esse é o caso das empresas de engenharia ambiental.

Você sabe como elas contribuem para o meio ambiente? Bem, com tantas atividades econômicas exercida pelo homem, muitos efeitos negativos são gerados ao meio ambiente.

Assim, as empresas de engenharia ambiental avaliam esses efeitos, elaborando ações que visem minimizar esse impacto.

Outro papel importante dessas empresas é quanto ao controle da poluição do solo e do ar e ainda, do descarte de resíduos.

São os engenheiros ambientais que analisam projetos, adequando-os de acordo com a legislação ambiental, realizando todos os procedimentos para a obtenção e acompanhamento dos processos necessários.

Gestão de facilities

As empresas de facilities também buscam colaborar com as questões ambientais. Caso você não saiba, essas empresas elaboram estratégias que visam reduzir gastos dentro de uma empresa.

Dessa forma, serviços como segurança, limpeza e elétrica são centralizados e por meio de boas práticas conseguem reduzir impactos ao meio ambiente.

Para que você entenda melhor, um exemplo prático, seria fazer mais reuniões via videoconferência e assim, diminuir a emissão de gases com o deslocamento por transporte aéreo e viário.

Empresas que reciclam vidro

Em comparação a outros materiais, o vidro é o que leva mais tempo para se decompor: 1 milhão de anos.

Assim, o vidro produzido hoje, quando descartado de forma incorreta, demora muitas e muitas gerações até que finalmente possa desaparecer.

Por esse motivo, é tão importante o trabalho de uma empresa de reciclagem de vidro.

O interessante deste produto é que ele pode ser reciclado quantas vezes necessário, pois não perde qualquer qualidade.

É indispensável apenas que as cores sejam separadas em verde, branco ou marrom.

Como o produto é composto por minerais como barrilha, calcário e areia, ao reciclar, além de deixar de poluir com o descarte inadequado, contribuirá para não retirar mais matéria-prima da natureza.

Etapas da reciclagem do vidro

Você sabe quais são as etapas da reciclagem de vidro? São as seguintes:

  • Separação;
  • Lavagem;
  • Trituração;
  • Molde.

Na primeira etapa, o vidro é separado, de acordo com sua classificação, espessura e tipo.

Feito isso, é o momento da lavagem, quando são retiradas todas as impurezas que ficam na superfície do material.

Então, todo o material vai para a trituração, ficando reduzido a pequenos pedaços, os quais, são submetidos a temperaturas muito altas, acima de 1300ºC. Com o calor, o material acaba se fundindo, estando apto para a modelagem.

Quando fundido, pode assumir diferentes formatos, ganhando o contorno de um novo produto.

Estima-se que no Brasil cerca de 40% dos objetos produzidos com vidro, tenham material reciclado em sua confecção, o que contribui para a economia, uma vez que reciclar o vidro é mais barato do que produzir.

Reciclagem de plástico

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), o Brasil produz 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos anualmente, destes 10,5 milhões são de plástico, o que equivale a 13,5%.

Com tanto lixo sendo produzido, é cada vez mais importante que a reciclagem seja feita, ainda mais quando se trata de um material que pode demorar até 450 anos para se decompor.

Durante o processo de reciclagem de plástico, as peças são separadas por tipo. Seguindo, o plástico por uma máquina onde é moído, indo para a lavagem e secagem do produto.

Depois, o plástico é transformado em tiras, triturado, e então, ensacado, sendo encaminhado para fábricas que o utilizam para criar novos objetos.

Você pode ver que com pequenas mudanças de atitude, sua companhia pode se tornar uma empresa ambiental.

Para tanto, busque ajuda de profissionais especializados, eles o ajudarão a gerir esse processo da melhor maneira.

Levando em consideração que seus funcionários poderão passar a fazer uso dessas boas ações em sua vida privada, os benefícios serão multiplicados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *