Os sistemas de desidratação do lodo são voltados para uma série de demandas que garantem o descarte correto de partículas sólidas e sedimentos variados que são encontrados em tanques, estações de tratamento e diversos corpos d’água.

Mas como esse processo acontece e qual a sua importância? Além disso, como os Sacos para desidratação de lodo podem contribuir para um procedimento mais resolutivo?

Essas e outras perguntas serão respondidas no artigo a seguir, onde reunimos uma série de informações essenciais para quem quer ficar por dentro do assunto e conhecer o procedimento de desidratação que garante o transporte e o descarte correto do lodo.

Desidratação

As águas ou efluentes industriais devem ser devidamente tratados de forma que suas partículas sólidas sejam removidas com eficiência.

Seja por meio de uma decantação lamelar ou pela filtragem direta, a Desidratação de lodo é um dos processos mais indispensáveis quando estamos falando desse tema.

A superfície de decantação deve ser devidamente equipada para promover procedimentos mais eficazes. Em alguns casos, é possível contar com decantadores rápidos e que possuem placas inclinadas, auxiliando nas etapas de desidratação.

Para que a sucção longitudinal do lodo que se localiza no fundo do decantador seja feita de modo resolutivo, é preciso contar também com um sistema eficiente de retirada constante do material.

A desidratação pode ser facilitada pelo uso de canais para neutralização, o que também fornece benefícios diretos para a sedimentação, Os meio floculantes são exemplos de demais itens que podem tornar o procedimento mais eficaz.

Vale lembrar que existem diferentes formas de realizar esse processo, tal como a Desidratação de lodo por concentração.

Além disso, a desidratação e a separação de resíduos sólidos que se localizam em efluentes diversos são processo que devem ser executados separadamente.

No caso de águas que possuem teor de complexantes, por exemplo, comuns na fabricação de placas de circuitos impressos, e no de águas com teor de cádmio, essa recomendação não pode ser negligenciada.

Importância

O crescimento demográfico e a crise hídrica que tem acometido diversas áreas do país nos últimos tempos são dois dos fatores que tornam o processo de desidratação extremamente importante.

Isso porque, devido a esses e outros aspectos, a preocupação com a destinação dos resíduos como o lodo, gerados em diferentes processos, deve ser levada em conta.

Os subprodutos são originados em estações de tratamento de águas e efluentes (ETEs e ETAs) e podem oferecer uma série de riscos tanto à saúde humana quanto ao meio ambiente quando não descartados adequadamente. Afinal, os fluidos podem carregar em sua composição uma grande diversidade de partículas contaminantes e microorganismos que podem trazer doenças graves às pessoas.

Metais pesados também podem ser encontrados nesse material, já que ele são muito encontrados em alguns tipos de ambiente e até mesmo nas canalizações.

É exatamente por isso que a importância do procedimento correto não pode ser deixada de lado, garantindo a destinação correta e evitando situações de transtorno e prejuízo à saúde e ao planeta.

A desidratação possibilita:

  • Manejo e transporte
  • Facilidades na deposição em aterros sanitários
  • Reutilização na agricultura
  • Preservação ambiental

Secagem de lodo de esgoto tem um impacto direto no custo do transporte realizado e também na deposição final, que modo que se torna um procedimento de destaque.

Quando não realizado pela própria estação de tratamento, ele precisa ser conduzido por empresas especializadas e profissionais devidamente habilitados.

Acessórios indispensáveis

Para executar a secagem de lodo e demais sedimentos que podem ser encontrados em corpos d’água, tanques industriais e estações de tratamento é preciso contar com itens como a Bag desidratador de lodo, que é uma alternativa extremamente rentável pois garante economia e eficiência. Isso sem falar que essas bags são altamente recomendadas por não agredirem o meio ambiente.

Elas podem, portanto, ser de grande auxílio em diferentes atividades e ambientes, tais como:

  • Indústria de celulose e papel
  • Indústria de alimentos
  • Serviços de tratamento da água
  • Mineração
  • Frigoríficos
  • Usinas de açúcar e álcool

Por isso, a Bag para desidratação de lodo deve ser composta de materiais que ajudem na coagulação do lodo, como o polímero para floculação.

Também conhecida como bolsa de deságue, saco geotêxtil ou tubo geotêxtil, ela tem presença certa na hora de desidratar e descartar o lodo de modo eficiente e apropriado, conforme todas as normas de regulamentação.

O mais importante é que o procedimento seja conduzido de modo qualificado e com atenção dobrada, pois ele é muito importante por influenciar em diferentes aspectos no tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *