Existem muitos cuidados na área de  engenharia ambiental e que devem ser tomados em diferentes espaços para que haja uma preservação mais profunda e duradoura do meio ambiente.

Desse modo, é possível garantir a sustentabilidade de ecossistemas, vegetações, etc.

No artigo a seguir, vamos falar um pouco mais sobre alguns procedimentos voltados para esse tipo de cuidado. Além disso, confira mais detalhes sobre diferentes recursos disponíveis para a execução de tarefas que preservam o meio ambiente.

Cuidados com áreas expostas a contaminação

A chamada Remediação de áreas contaminadas é um dos métodos de preservação e recuperação ambiental mais indicados para demandas que exigem a eliminação de poluentes.

Com uma série de medidas tomadas para a amenização dos efeitos de contaminações em águas e solos, esse processo elimina as fontes que geram poluição e, assim, também protegem a população contra riscos de doenças diminuindo o nível de contaminação.

Isso porque uma grande quantidade de substâncias que podem ser muito prejudiciais para o meio ambiente e também para a saúde pública estão presentes em áreas onde acumula-se um grande volume de água ou em determinado solos.

Algumas dessas áreas são:

  • Ambientes naturais
  • Terrenos
  • Espaços ocupados por instalações comerciais
  • Espaços ocupados por indústrias
  • Áreas de edificações em geral
  • Benfeitorias com depósito de materiais

Os resíduo que podem causar sérios danos às pessoas e também à área natural podem ser despejados em locais específicos, de modo que seu descarte em áreas inapropriadas pode ser considerado crime.

Nos lixões e aterros desativados, por exemplo, os riscos de degradação ambiental e também de contaminação à saúde humana são extremamente elevados.

Apesar de complexa, a remediação é necessária para recuperar um determinado local onde há contaminação, exigindo uma série de estudos que vão informar mais detalhes sobre as condições daquele local e o que precisa ser feito para que ele recupere suas características nativas.

Para isso, é preciso que seja realizado um estudo aprofundado sobre possíveis causas da contaminação e também sobre o seu impacto ambiental.

São etapas do processo de remediação:

  • Avaliação inicial
  • Coleta de amostras
  • Identificação do nível de contaminação
  • Delimitação do local afetado
  • Análise dos riscos
  • Planejamento de intervenção
  • Medidas práticas
  • Monitoramento

As técnicas de remediação podem se diferenciar de acordo com o tipo de intervenção realizada na área contaminada.

Dessa forma, temo que a remediação “in situ” é aquela executada na própria área, sendo mais econômica e gerando menos riscos de contaminação secundária.

Alguns exemplos que podem ser destacados são o bombeamento, o processo oxidativo, a biorremediação e a barreira hidráulica.

Já a remediação “ex situ” é aquela em que há o transporte adequado dos resíduos para que eles sejam submetidos a tratamento antes de serem direcionados ao seu destino final.

Sendo mais arriscado, esse processo é também mais oneroso e abrange etapas que vão dos aterros sanitários e das biopilhas à dessorção térmica e ao coprocessamento.

Sondagem

A Sondagem a percussão é uma forma qualificada de explorar e reconhecer determinadas condições e informações sobre o subsolo por meio de um mecanismo de penetração.

De acordo com as normas regulamentadoras, é importante conduzir o procedimentos de modo preciso, garantindo resultados seguros.

A cada metro, portanto, é feita a perfuração a a cravação de uma peça que é o amostrador-padrão, pois ele vai informar sobre o tipo de solo conforme a profundidade.

Muito recorrente na construção de poço artesiano, esse procedimento também revela a posição do nível do lençol freático, um dado que é essencial para muitas aplicações diferentes.

A sondagem do terreno, portanto, vai muito além de uma análise sobre a sua superfície.

Algumas das informações obtidas por esse tipo de processo são:

  • Identificação das camadas
  • Classificação tátil visual
  • Existência de lençol freático
  • Capacidade da carga

Alternativas eficientes

Outro tipo de processo de sondagem que é extremamente relevante e significativo para a preservação do meio ambiente em uma série de espaços é a Sondagem rotativa, que investiga materiais rochosos diversos a partir de um conjunto motomecanizado.

De funcionamento contínuo e com formato cilíndrico, esse equipamento atua por perfuração.

Vale lembrar que todos os procedimentos devem ser feitos por profissionais devidamente habilitados para garantir mais eficiência e confiabilidade.

Além disso, equipamentos e materiais de alto padrão também podem fazer todas a diferença em análises e coletas diversas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *