A utilização de poços vem crescendo muito, principalmente em estados e cidades menores, oferecendo às pessoas uma água saudável com custo-benefício bastante atraente.

A maneira fácil com que se obtém água nos poços, é utilizada há muitos anos. Os poços da época eram cavados pelos próprios moradores que, nem sempre tinham alguma experiência com construção de poços.

Hoje existem muitas maneiras de obter um poço semi artesiano ou artesiano.

Com a ajuda de maquinários e tecnologia pode-se construir poços excelentes, sem que o solo e a natureza sejam prejudicados, ou até mesmo que cavem em locais inapropriados.

A construção dos poços

Para construir um poço semi artesiano ou artesiano, é preciso alguns cuidados para que seja feito dentro das normas e leis ambientais, uma boa iniciativa seria fazer uma avaliação ambiental preliminar, tornando assim o projeto mais fácil e agredindo menos ao meio ambiente de diversas formas.

A maioria das pessoas não possui conhecimento nenhum sobre a construção de poços, desta forma o processo se torna mais difícil e com mais dores de cabeça.

Problemas como leis, terrenos, tipo de escavação, podem ser resolvidos de forma fácil com a contratação de empresas de consultoria ambiental.

Que ajuda bastante, principalmente na parte burocrática do processo, fazendo assim com que o trabalho fique mais fácil e mais rápido.

Existem também empresas que fazem todo esse trabalho de análise, escavação, instalação de bomba até o resultado final, entregando ao consumidor o poço pronto para uso.

Problemas causados pela construção errada de poços

Quando os poços são feitos por pessoas não qualificadas, eles podem agredir ao meio ambiente de diversas formas:

  • Escassez dos aquíferos;
  • Problemas nos Lençóis Freáticos;
  • Afundamento do terreno;
  • Secar nascentes;
  • Entre outros problemas.

Vale lembrar também, que a construção de poços em locais onde existe abastecimento de água é proibido por lei, pelo fato de ameaçar o meio ambiente em vários fatores.

Engenheiros acreditam que os poços só precisam ser construídos em último caso, pois além de todos os males à natureza, eles também podem nos causar danos à saúde.

Apesar de parecerem inofensivos e com uma água excelente, eles podem muitas vezes nos oferecer uma água contaminada.

Danos à saúde causados pelos poços artesianos ou semi artesiano

Os males à saúde causados por alguns poços artesianos ou semi artesianos, são de vários tipos, por exemplo: simples diarreias; hepatite A; câncer de estômago e esôfago; “síndrome do bebê azul’.

Lembrando que os poços devem ser construídos longe de fossas, galinheiros e postos de gasolina, para que a água não se contamine e acabe provocando problemas indesejáveis à saúde e ao local.

Impacto no meio ambiente por poços

A maioria dos perfuradores de poços, costumam fazer uma análise no local antes, para que se certifiquem de que não existe nada de errado com o solo ou com as redondezas.

No entanto depois que o poço está pronto a preocupação acaba, aí onde mora o problema.

O solo pode sofrer reações químicas e acabar prejudicando não só o espaço, mas também a população.

É comum achar poços instalados em hotéis, pousadas e, até mesmo, em condomínios, para que os gastos com água sejam menores, sem sequer pensar nos riscos que as pessoas estão sofrendo.

Um poço mal construído pode sofrer diversos problemas, inclusive o afundamento do terreno em volta, engolindo boa parte do que está em ao redor.

Os lençóis freáticos e aquíferos têm uma importância muito grande para o meio ambiente, que por sinal são os mais afetados na construção de poços, resultando diretamente na atmosfera.

Como obter um poço de forma ecologicamente correta?

Simples. Existem várias empresas de consultoria ambiental e de construção de poços com pessoas preparadas, para que possam te ajudar nesse projeto de construir um poço.

Com a ajuda de alguns especialistas, é possível fazer um poço de forma ecologicamente correta, seja ele artesiano ou semi artesiano.

Através de empresas que trabalham com avaliação ambiental, pode-se certificar que você estará fazendo com que tudo saia conforme exigido por lei.

E não se esqueça de que você precisa fazer análises na água e no local frequentemente, para que não tenha futuros problemas.

Construir um poço artesiano preço muito abaixo do mercado, pode ser bem perigoso para você, sua família, e, até mesmo, para o seu bairro.

Procure por pessoas especialistas com comprometimento, pensando sempre na questão da sustentabilidade ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *