Muitas pessoas não fazem ideia do quanto Comércio de sucatas pode ser rentável e lucrativo de diversas formas. Isso porque há ainda um estigma relacionado às peças abandonadas, mas isso já mudou, porque esse processo de reaproveitamento só tem a contribuir para o nosso planeta!

Afinal, as peças metálicas que acabam inutilizadas por conta da oxidação, ou seja, de enferrujarem, não precisam necessariamente perder seu uso, basta que elas sejam realocadas a outro tipo de objeto ou processos de montagem para que um uso totalmente novo ou reformado possa ser dado ao utensílio.

A indústria é, certamente, onde mais se produz objetos de variados tipos de materiais que, em algum momento, se tornarão sucata. Então, eles podem ser reaproveitados de alguma forma para uma utilização posterior, o que acontece por meio da reciclagem. Sem falar que refundir a peça também fornece uma série de novos usos.

Sucata é só de metal?

Muitos não sabem, mas originalmente a palavra sucata significa somente Sucata de alumínio. Com o crescimento do setor, o termo agora se refere a todo tipo de objeto, seja de papel, vidro, plástico, etc. Dessa forma, são variados os recursos para que uma série de utensílios sejam desenvolvidos a partir de materiais abandonados ou inutilizados.

Seja na fabricação de instrumento, móveis, brinquedos, objetos decorativos e até mesmo roupas, optar pela reutilização desses itens é uma forma de respeitar o planeta e também se abrir para processo criativos.

Reciclabilidade

Não é por acaso que muitos relacionam sucata com alumínio. Os objetos dispensados feitos a partir desse tipo de metal possuem alta reciclabilidade, uma qualidade indispensável nos dias de hoje, significando que essas peças podem ser reaproveitadas e reinventadas para outros tipos de uso.

É muito importante que Sucata industrial seja utilizada da forma correta, pois contém proporções e sujeiras que podem prejudicar a saúde.

O interessante é observar que, em um mundo tão tecnológico, não haveria forma de dispensar aparelhos sem a criação do que muita gente pensa que é lixo, mas na verdade pode se revelar uma ótima maneira de utilizar a criatividade humana para uma iniciativa inteligente.

Tipos

Existem diferentes tipos de sucata, já que atualmente há uma imensa quantidade de materiais diferentes que são utilizados na produção de vários itens que utilizamos todos os dias em diversos ambientes da rotina.

Dessa forma, podemos encontrar desde Sucata de vidro e compostos mais simples, como papelão. até modelos materiais mais sofisticados, como aço inox.

Dentre os tipos mais comuns estão:

  • Sucata de ferro;
  • Sucata de cobre;
  • Sucata de alumínio;
  • Sucata de aço inox;
  • Sucata de ferro cavaco;
  • Sucata de latão (metal).

Certamente, sucata de ferro é o tipo mais comum, abrangendo todo tipo de material de ferro e aço carbono, bem como os sólidos fundidos e laminados, e itens reutilizáveis como bobinas, barras, atubos, chapas, placas, carros sucateados, peças de navios, trilhos, rodas e vagões.

Ao dar um novo uso para esse tipo de item, você está pensando de forma global na preservação do planeta, já que os itens de ferro descartados podem chegar a ocupar muito mais espaço do que existe disponível para tanto descarte atualmente.

Reutilização infinita

Você sabia que o alumínio pode ser reciclado para sempre? Isso porque ele jamais perder suas qualidades durante o processo que o permite ser reaproveitado, diferente do que acontece, por exemplo, em Reciclagem de vidro.

Assim, as latinhas de bebida podem ter funcionamento cíclico infinitamente, sempre retornando ao uso, ao descarte e, consequentemente, ao reuso por meio da reciclagem

Por gerar economia de energia e proteção ambiental, as peças de alumínio também podem contribuir como um todo na cadeia econômica do setor e, por sua vez, nas aplicações sustentáveis que auxiliam o planeta a cada dia.

Vantagens sustentáveis

Para você ter uma noção, cinco quilos de bauxita, um minério utilizado na produção de alumínio, podem ser poupados a cada quilo de alumínio reciclado. Não é fantástico? Isso sem falar que somente 5% da energia necessária para construir alumínio do zero são gastos para que o mesmo material seja obtido a partir da reciclagem.

Sabe o que isso significa? Que a reciclagem de uma latinha de metal, como essas de refrigerante e cerveja, proporciona e economia de energia suficiente para abastecer um aparelho televisor durante três horas.

Por esses e outros motivos Empresas de sucatas estão presentes em muitos lugares e são extremamente vantajosas no que diz respeito ao mercado atual e também aos cuidados com a preservação do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *