Quando vamos construir uma edificação, devemos pensar que é um trabalho árduo, mas que, com certeza, valerá a pena depois. Principalmente se for um escritório ou uma casa própria. Mas para que tudo saia como desejado, muitas etapas virão.

Isso porque uma construção não é algo fácil de fazer, muito menos durará pouco tempo. Ela necessita de total qualidade, seja no terreno, na estrutura e em todo o acabamento. Então é normal que não fique pronta tão rapidamente.

Umas das maiores fases que devem ser sempre planejadas inicialmente é sobre o estudo de terreno. Supondo, quando você possui um terreno, para que uma construção seja levantada, é necessário que um estudo especializado seja feito em sua extensão.

Isso se chama sondagem e, para que seja possível, você deverá contratar uma empresa de sondagem. Ela irá fazer com que o seu terreno seja estudado e após isso, você receberá um laudos técnicos com todas as especificações.

E, para que você possa entender mais o que é sondagem e quais os seus tipos possíveis, acompanhe este texto, pois falaremos sobre suas características, benefícios e tudo mais. Assim será mais fácil quando necessitar deste serviço.

O que é sondagem?

A sondagem de solo é uma forma de investigação relacionada a prospecção do subsolo de um terreno. Ou seja, ele é feito antes do projeto de fundação, para que todo o ambiente seja estudado primeiramente.

Ele é muito importante e vital para todos os tipos de obras e construções, pois é esse projeto que falará basicamente quais as características do local e quais os procedimentos que deverão ser feitos após a sua análise.

Algumas outras vantagens são:

  • Mais facilidade na construção;
  • Segurança para as próximas etapas;
  • A fundação da obra será melhor escolhida;
  • Você saberá como seu terreno funciona.

Ou seja, é possível entender o funcionamento do ambiente e como ele é perante a natureza. Seja o lençol freático, as camadas de cada subsolo e também como tudo isso se porta, é na sondagem que se torna possível, seja ela sondagem elétrica vertical, ou qualquer outra.

Esse tipo de serviço deve ser feito em todos os tipos e tamanhos de obras. Independentemente se ela é grande, média ou pequena, é importante que esse estudo de solo seja completo.

Outras possibilidades que esse tipo de trabalho proporciona é saber a espessura e a dimensão das camadas de solo, saber onde o nível da água se encontra, conhecer a profundidade rochosos e também entender toda a permeabilidade desse terreno.

Agora falaremos sobre três tipos de sondagens diferenciadas umas das outras, como a sondagem spt preço (a consultar), entre outras, assim você saberá também qual a melhor a ser feita no seu terreno pela sua equipe especializada.

Tipos de sondagem

A sondagem SPT se consiste no conhecimento do tipo de solo que você irá trabalhar. Ela atuará camada por camada com a ajuda de perfuração e martelos.

Para que seja possível funcionar, a cada metro de terra sob todo o terreno receberá um perfurador que deve, aos poucos, ser enterrado com golpes de martelo pelo funcionário. Justamente por ser manual o custo do SPT é bem menor do que os outros e ele é o mais utilizado hoje em dia no Brasil.

O SPT investigará amostras de solo, medidas e índices de resistência e penetração e como esses ensaios são executados no local.

Além dela há outros tipos conhecidos também muito usados por aqui. Um deles é a sondagem geofísica, que irá pesquisar todo esse solo sem nenhum tipo de perfuração. Ou seja, ela é feita por meio de eletrodos.

Eles se alinham simetricamente em relação a um ponto central já demarcado, começando por uma pequena distância. Logo eles começam a aumentar, mas extremamente alinhados, podendo chegar até centenas de metros.

Ela pode ser uma sondagem geofísica poço artesiano, pode determinar implantação de poços tubulares, explorar recursos hidráulicos e muito mais.

Lembre-se: é muito importante que esse trabalho seja feito com empresas especializadas nesse ramo, pois são tipos de estudos muito técnicos e necessitam de engenheiros e diversos outros tipos de analistas.

Enfim, esses foram os dois tipos de sondagens mais usados em nosso dia a dia na construção civil. Um serve para o solo e o outro já estuda como fazer um poço artesiano. Saiba qual encaixa nos seus planos e coloque na lista de afazeres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *