As formas de utilização das sucatas, são uma alternativa sustentável e também consideravelmente rentável. Entende-se por sucata, todo e qualquer material ou peça metálica que pode ser reutilizada para a fabricação de outros materiais.

Comumente, as sucatas são provenientes de processos fabris utilizados para a confecção de equipamentos e máquinas. Para que estes materiais sejam devidamente colocados no mercado para reuso, elas passam por diversos processos.

Que em sua maioria, são feitos por uma empresa de reciclagem que tratam a sucata, a fim de torná-la apta a outras utilizações.

Sucatas: uma oportunidade de negócio

Além de serem as principais geradoras de sucatas, as indústrias também ganham muito com a reutilização, pois podem reduzir exponencialmente os gastos com novas matérias-primas.

Como no caso do ferro, muito aplicado nos processos produtivos industriais. Neste sentido, as indústrias investem maciçamente na compra de sucata de ferro.

O que configura uma oportunidade de negócio, extremamente lucrativa para os interessados em abrir uma empresa especializada no tratamento de peças e materiais de ferro descartados.

A transformação do ferro, consiste basicamente em selecionar o material e retirar qualquer tipo de impureza do componente a fim de conservar suas propriedades.

Outro elemento muito requerido pelo segmento industrial, é a sucata de zinco. Como é de conhecimento, o zinco é um tipo de metal considerado de baixa disponibilidade.

Por isso, as ligas metálicas de zinco também são muito procuradas, não somente pela indústrias, mas também, por setores como o da construção civil, automobilística, entre diversos outros segmentos.

Estes que veêm na reutilização do material, uma oportunidade vantajosa em termos econômicos. Neste contexto, é fácil constatar que o mercado de sucata é altamente rentável.

Assim como o ferro e o zinco, o bronze também é um material disputado no mercado, sendo empregado. principalmente. por empresas ligadas a confecção de diversos tipos de equipamentos eletrônicos, entre outros setores.

Por ser um material também pouco abundante, a sucata de bronze preço é também um produto vastamente buscado.

Benefícios da utilização da reciclagem de materiais

Além de reduzir consideravelmente os custos com a compra de matéria-prima nova, a aquisição deste tipo de material para reuso possibilita diversos ganhos, tais como:

Redução nos custos de energia

A reciclagem de materiais ferrosos, confere menor gasto de energia elétrica se comparada à utilização da matéria-prima, que requer o uso mais intensivo da energia.

Redução no consumo de água

Além de energia elétrica, a reciclagem também proporciona a diminuição do uso de água, pois praticamente todo o processo de transformação da sucata, possui um sistema de resfriamento.

Este faz a água ser reutilizada diversas vezes. Estima-se que o reaproveitamento da água pode gerar uma redução do consumo de até 70%.

Diminuição dos impactos ambientais

O uso de sucatas, além de ser um recurso que traz benefícios econômicos, também auxilia o meio ambiente.

Uma vez que os materiais são reutilizados e não sobrecarregam os aterros industriais e sanitários, sendo, portanto, uma medida sustentável e extremamente vantajosa.

Oportunidade de negócio

Sem dúvida, a reciclagem de materiais ferrosos, como no caso do:

  • Zinco;
  • Cobre;
  • Alumínio;
  • Ferro;
  • Entre outros.

Se configuram como uma excelente área para investimento, sendo lucrativa com amplas possibilidades de crescimento, dentro em vista da alta competitividade na busca por esses elementos.

Conformidade com Lei

Em 2010, foi criada a Lei que determina que as empresas destinem adequadamente os seus produtos descartados, por isso, as empresas de reciclagem possuem papel preponderante neste requisito, por serem aptas a receberem este tipo de material.

Baixo custo de operação

Para quem deseja abrir uma empresa de reciclagem, o investimento pode ser considerado vantajoso, pois uma vez automatizado o processo, seja para materiais ferrosos, plásticos, vidros, entre outros.

O custo de operacionalização é relativamente baixo, pois o retorno é rápido devido à necessidade do mercado atual.

Onde obter insumos para reciclagem

Como você pode observar, a reciclagem além de ser uma alternativa vantajosa no que se refere à proteção do meio ambiente.

Também pode ser uma opção de negócio lucrativa que possibilita ganhos expressivos e crescimento rápido, se bem operacionalizada.

Para os que estão pensando em abrir uma empresa de reciclagem, é importante saber que, além das indústrias, principais fornecedoras de insumos no que se refere a sucatas metálicas, papel, plástico vidro, entre outros.

Há também, como reaproveitar o lixo urbano, que frequentemente descarta diversos tipos de materiais que podem ser transformados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *