Durante esses tempos de crise e escassez, as indústrias buscam novos rumos para oportunidades de lucro e começam a enxergar o lixo como uma matéria prima rentável com grande potencial de expansão.

O que é sucata?

Sucata, pela definição do dicionário brasileiro:
(Substantivo Feminino)

1 – ferro ou qualquer outro objeto de metal não precioso já usado e considerado inútil, que se refunde para poder ser novamente utilizado.

2- Qualquer peça metálica imprestável.

Por essas definições pensamos imediatamente que a sucata nada mais é que o produto inútil, fora de uso e, normalmente, em péssimo estado de conservação, certo?

Porém, na prática o comercio de sucatas é muito mais diverso e abrangente e se estende para além de simples pedaços de ferros sem utilidade, pois uma infinidade de materiais pode ser criada a partir da reciclagem de metais não preciosos, com grande valor comercial e impacto positivo ao ecossistema.

O mercado de sucata está em grande expansão comercial, além de trabalhar diretamente com a preservação do meio ambiente.

A proposta vai muito além da reciclagem

É uma nova perspectiva de processos comerciais e formas de negociação.Além dos famosos ferros velhos, outros espaços também se prontificam a trabalhar com metais em desuso como metais provenientes de máquinas industriais, aparelhos eletrônicos, entre outros produtos que utilizam metais não preciosos como principal componente.

As empresas que se propõe a trabalhar com esse tipo de produto, além de encontrar um mercado aquecido e cheio de oportunidades, também estão colaborando diretamente com a cultura da reciclagem e todos os benefícios envolvidos nesse processo.

Muitas empresas que buscam trabalhar com esse tipo de comércio levam em conta o impacto ambiental causado pelo seu trabalho e de que forma ela pode ser mais producente sem degradar o ambiente – e valorizando-o sempre.

Para isso existem empresas especializadas que prestam um serviço de consultoria focado no desempenho da empresa e em como aumentar seu benefício ao meio ambiente. Esse serviço é conhecido como consultoria Ambiental.

Instituições comprometidas com o meio ambiente possuem uma melhor avaliação pelo publico em geral, que agrega mais valor aos seus produtos.

E é à partir disso que muitas empresas enxergam os investimentos feitos nessa área como um investimento de alto retorno, pois suas consequências em médio prazo e longo prazos tendem a valorizar a marca, os produtos e seu posicionamento perante concorrentes do mercado.

A consultoria ambiental tem como objetivo analisar o impacto de determinados projetos ou empresas em detrimento das legislações ambientais, ética e procedimentos de educação ambiental.

A empresa contratada deve ser capaz de executar um diagnostico ambiental e uma cartilha onde define a implantação de cada projeto, em paralelo com o mínimo de impacto ambiental possível.

Dentre os metais mais procurados para produção e confecção de novos materiais está o cobre, metal não precioso, porém de grande valia no mercado.

Saiba mais sobre o cobre

O cobre, além de ser um excelente condutor de energia elétrica, possui elevada resistência à corrosão e flexibilidade de produção, podendo ser aplicado em diversos segmentos.

Normalmente é encontrado em fios de condução elétrica e sistemas integrados de eletricidade, a partir do fim da vida útil desses aparelhos e produtos o fio de cobre é retirado, reciclado e após poucos processos está pronto para ser reutilizado em outros ramos da indústria como o cosmético, gastronômico, design de interiores etc.

Esse metal pode ser adquirido diretamente em ferros velhos e também é possível encontrar em leilões. Se você busca quantidades grandes, a sucata de cobre preço pode ser adquirida em leilões a partir de dez reais por mais de duas toneladas de produto, comprada em um único lote e preço variável a partir do nível de pureza e conservação do produto.

Se você procura por pequenas quantidades também é possível encontrar e a partir de dois a cinco reais é possível comprar quantidade em lugares específicos.

A reciclagem de metais é responsável pela produção de diversos produtos que utilizamos em nosso dia a dia, listamos alguns dos mais curiosos e úteis que podemos adquirir através dessa reutilização.

Ferro:

  • Utensílios domésticos e de cozinha;
  • Peças de automóveis;
  • Latas de alimentos e bebidas;
  • Estruturas para construção civil;

Alumínio:

  • Latas de alimentos e bebidas;
  • Esquadrias;
  • Portas e acabamentos;

Cobre:

  • Cabos telefônicos e elétricos;

Encanamentos e tubulações;

Chumbo:

  • Bateria de carros;
  • Esculturas;
  • Lacres;

Zinco:

  • Telhados;
  • Forros;
  • Baterias.

Entre outros produtos curiosos que podem ser confeccionados a partir da fundição e reciclagem de metais estão: brinquedos infantis como carrinhos, cofrinhos e fantoches; Esculturas; Cabos telefônicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *