Você já parou para pensar como seria o mundo sem o meio ambiente? Totalmente sem vida.

É dele que tiramos alimentos, ar, produtos para cabelo, materiais para produzir todos os bens que temos e muitas outras coisas, ajude você também a cuidar da natureza e mantê-la protegida de quem apenas a vê como objeto de extração e pratica o desmatamento.

Para ajudar a salvá-la foram criadas muitas formas para cooperar com sua preservação, como por exemplo, evitar o uso de água desmedido, a coleta seletiva de resíduos e a reciclagem.

O que é reciclagem?

De princípio vamos ao conceito: o que é a reciclagem? É um processo cujo foco é transformar materiais usados em novos produtos, para serem reutilizados.

Reciclar é dar uma nova chance aos materiais, é reutilizar aquilo que ninguém imagina ter utilidade e pensa que está pronto para descarte.

Este processo de reciclagem segue um padrão de cores, na hora da separação do lixo, para ficar mais fácil:

  • Amarelo: metais;
  • Verde: vidro
  • Azul: papel e papelão;
  • Vermelho: plástico;
  • Preto: madeira
  • Branco:resíduo dos serviços de saúde;
  • Laranja: resíduos perigosos;
  • Cinza: resíduos não recicláveis;
  • Marrom: resíduo orgânico;
  • Roxo: resíduo radioativo.

O símbolo para identificar o processo de reciclagem é um triângulo composto de 3 setas “girando” no sentido horário, as setas representam a indústria, o consumidor e a própria reciclagem, definindo um ciclo.

Cada embalagem reciclável ou que já foi reciclada vai com este símbolo estampado.

Cuidar da nossa principal fonte de vida é importante

Muitos materiais ainda são usados e descartados inapropriadamente. A batalha contra a depredação do meio ambiente ainda é grande.

Cada material tem sua forma de reciclagem (basta pesquisar para conseguir mandá-los para o processo de reciclagem correto), e aqueles que não são recicláveis tem o lugar certo para onde devem ser encaminhados para receber o tratamento adequado.

Aço inox é um material que vem sido bastante usado nas indústrias e em construções civis, as sobras deste material podem ser recicladas.

O aço inox também é um material de difícil degradação e percebendo isso foi criado o ferro velho de aço inox, fazendo o reaproveitamento deste material, que recebe grande relevância perante a sociedade e destaque por conta das propriedades do material.

O ferro velho, em si, não comporta apenas o aço, mas sim outros diversos materiais que contém metal em sua composição.

É nos ferros velhos que você pode encontrar peças de carros que não são mais fabricadas, tanques misturadores em aço, sucata de zamac, tanques de alumínio, exaustores industriais, silos em aço inoxidável, redutores, motores elétricos, entre outras sucatas ferrosas e não ferrosas.

E como funciona essa compra? Primeiro o ferro velho compra os materiais que são levados até eles e revendem, muitas vezes, com uma margem de lucro baixa.

Para comprar estes objetos é possível ir ao local e negociar com os funcionários do estabelecimento, empresas de sucatas que trabalham no ramo, surgiram em 1940, aqui no Brasil.

Não apenas o aço, mas outros materiais como o alumínio, a cerâmica, metais, plásticos, pneus etc. demoram muito tempo para se decompor.

Um tipo de material que não chega a demorar anos, como estes citados acima, para se decompor é o papelão, seu processo de decomposição inicia depois de 6 meses.

Ele tem muitas formas de utilização, hoje, no mundo como: luminárias, móveis, caixas organizadoras, objetos (geralmente usados na parte decorativa de uma casa), e também é muito utilizado no artesanato.

Em relação às caixas, existem muitos tipos delas e entre estes tipos está a caixa de papelão micro ondulado.

Hoje em dia a caixa de papelão é utilizada para quase tudo, como a reserva de alimentos ou até mesmo na locomoção destes, também serve para a organização de um escritório ou simplesmente guardar roupas em um sótão.

Reciclando materiais como o vidro, plástico, metal e alumínio você evita que eles fiquem muito tempo no meio ambiente se decompondo, reduzindo assim a poluição dos lugares em que eles estariam descartados.

Ajude o mundo, conscientize-se dos processos de reciclagem, que são uma porta de entrada para um futuro melhor para você e o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *