Para muitas pessoas, um sistema de gerenciamento ambiental (SGA) é mais do que apenas uma maneira de manter sua empresa em conformidade ambiental com o Ibama.

Algumas empresas o utilizam como um método de melhorar continuamente sua organização, enquanto outras o utilizam para comunicar aos seus funcionários e ao mundo exterior quão seriamente eles levam sua administração ambiental.

Independentemente do objetivo do SGA, as empresas que o levam a sério praticamente sempre recebem algum tipo de benefício tangível ao implementá-lo e usá-lo adequadamente.

Inicialmente, é preciso tentar responder a algumas questões para ter um Plano de aproveitamento econômico.

Você tem um sistema de gestão financeira? Seu sistema de gerenciamento financeiro inclui coisas como um sistema de nível de gerenciamento, contando diversos aspectos da operação financeira da sua empresa, como:

  • Faturamento;
  • Contas a receber;
  • Contas a pagar;
  • Estoque;
  • Gerenciamento de tempo;
  • Manutenção de registros;
  • Estabelecimento de metas e objetivos (por meio de orçamento e previsão);
  • Folha de pagamento;
  • Impostos;
  • Serviços de contabilidade;
  • Conformidade com os regulamentos etc.

Quantos de seus funcionários estão envolvidos diretamente no dia a dia com seu sistema de gerenciamento financeiro? Os funcionários acompanham seu tempo?

Alguém contribui faz ou registra vendas, paga contas, envia faturas, realiza auditorias financeiras, faz sua contabilidade, arquiva registros governamentais?

Seus funcionários são pagos? Bem, isso significa que todos os funcionários da sua empresa estão envolvidos, de uma maneira ou de outra, no seu sistema de gerenciamento financeiro.

Agora pense no seu sistema ambiental. É preciso que existam metas e objetivos, esforço coordenado para manter a conformidade com o governo e outros requisitos, e uma equipe de Consultoria ambiental Valinhos.

Muitas empresas se perguntam por que seu programa ambiental não funciona, por que eles perdem os prazos, não obtêm as devidas permissões, obtêm multas, têm má reputação e não capitalizam as tendências ambientais atuais, precisam contratar consultores continuamente, reatribuir empregos para diferentes funcionários etc.

Existe uma maneira melhor de lidar com seus problemas ambientais e há benefícios reais em ter um SGA. Um sistema bem organizado fornecerá um sistema de manuseio, entendimento e manutenção de suas responsabilidades, organizadas e em ordem.

Isso significa que você terá um sistema coordenado para lidar com os assuntos ambientais e ficar à frente dos regulamentos, em vez de ficar para trás e “apagar incêndios” à medida que surgirem. Isso significa duas coisas. Você economizará tempo e dinheiro.

Vantagens do sistema de gerenciamento ambiental

Um dos principais benefícios de um SGA é a conformidade regulatória ambiental, como a Caracterização de vegetação e a sua preservação se for mata ciliar.

Faça o que é certo e você deve ter o que precisa, fazer o que precisa e quando precisar e, em geral, fazer o que é necessário. Porém, manter 100% de conformidade poupa mais do que tempo e dinheiro.

Um SGA eficaz também deve incluir provisões para erros por meio de um programa de ação corretiva, para garantir que condições como não conformidade (por exemplo, uma amostra de resultado acima dos limites permitidos) sejam tratadas e corrigidas rápida e efetivamente.

Simplificando, um SGA mostrará como solucionar qualquer problema que esteja relacionado ao seu programa de sustentabilidade.

Economia promovida por sistema de gerenciamento ambiental

Um SGA adequado o guiará no processo de revisão de suas operações e atividades. Normalmente, as organizações identificam processos, equipamentos ou outros aspectos que podem ajudar a:

  • Reduzir o desperdício;
  • Reduzir práticas desnecessárias;
  • Identificar maiores oportunidades de reciclagem;
  • Economizar em utilidades como eletricidade, uso da água etc.

Você não apenas encontrará maneiras de economizar mas, ao colocar sua operação em outra perspectiva, poderá encontrar outras maneiras de economizar também.

Manter-se atualizado com as leis e regulamentos em constante mudança envolve muito do seu tempo. Você precisa manter-se atualizado sobre os regulamentos e leis ambientais, que podem mudar rapidamente.

Você precisa conhecer detalhadamente as leis e regulamentos pertinentes, antigos e novos.

Uma maneira de se adaptar é constantemente tentar encontrar soluções criativas e isso vale ouro. Você precisa pensar de forma criativa para desenvolver soluções para os desafios ambientais diários de seus clientes.

Lembre-se de que você não precisará apenas falar com autoridade sobre leis e regulamentos, mas também deve ser versado em tecnologia. Às vezes, isso será central para uma solução. Enfim, verifique se você está preparado para essa tarefa. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *