A discussão sobre a destinação final de resíduos sólidos é muito relevante e está em alta neste momento, principalmente, pelo fato do excesso de lixo encontrado no planeta.

Os oceanos, por exemplo, são os mais prejudicados com o descarte incorreto dos materiais, isso porque córregos poluídos desaguam no mar, o lixo deixado na praia e nas ruas também são arrastado fazendo com que aumente a poluição.

Com isso os animais são os mais prejudicados, peixes, baleias, tartarugas e muitos outros estão sendo afetados, alguns ficam presos em produtos de plástico, garrafas, latas ou até mesmo ingerem algum objeto e na maior parte das situações acabam morrendo.

Por isso, ambientalistas e pessoas que lutam pela preservação do planeta passaram a trabalhar com as maneiras mais efetivas para diminuir este impacto.

Muitas empresas espalhadas pelo mundo estão deixando de fazer uso de embalagens plasticas, canudos, pratos, copos descartáveis e outros produtos, para minimizar o consumo e, consequentemente, ajudar o meio ambiente.

No entanto, o plástico é bastante útil em diversas camadas da sociedade, possui uma ótima relação custo-benefício e praticidade, então se livrar dele é uma tarefa um pouco complicada.

Uma solução, é ao invés de se livrar, buscar soluções conscientes para que a destinação de resíduos seja feita de maneira correta e eficaz.

Como fazer o descarte correto do lixo?

Cada país possui uma legislação específica para o descarte dos resíduos, sejam eles sólidos. No brasil, uma lei instituída em 2010, determina uma Política Nacional de Resíduos Sólidos que deve ser seguida por boa parte das empresas que estipula a criação de um plano interno de gerenciamento de resíduos.

Ao seguir estes parâmetros, as empresas não estarão apenas contribuindo para a natureza, mas também ao assegurar o cumprimento das normas ela se torna qualificada para receber licença ambiental e certificado ISO de qualidade que estabelece as regras de segurança, higiene, saúde e outras.

Assim, a confiança e credibilidade da empresa aumenta por parte dos clientes, o que é bastante vantajoso para os empreendedores.

Para criar um plano de agenciamento, é possível optar pela prestação do serviço de engenharia ambiental ofertado por especialistas que vão avaliar diversas informações e formas de trabalho desenvolvidas dentro de indústrias e fábricas em geral.

Assim, a engenharia ambiental vai atuar da seguinte forma:

  • Conhecer todos os materiais usados dentro das empresas;
  • Entender como é feito o descarte;
  • Elaborar um projeto mais efetivo para cada item;
  • Criar uma solução rentável para a empresa e benéfica para o planeta.

Os produtos que precisam de atenção na hora de descartar

Como citado, o plástico é um dos mais prejudiciais, mas também pode ser muito eficientes para executar algumas funções.

A exemplo de componentes químicos e líquidos que não devem, de maneira alguma, ser descartados em qualquer lugar pois podem contaminar o solo, a água e alimentos, então o galão plástico 20 litros desenvolve bem o papel de armazenar com segurança esses produtos, é altamente resistente e facilita o transporte até o local certo de despejo.

Mas como saber a forma certa para realizar este processo de descarte? É nesse momento que as empresas terceirizadas voltam a ser fundamentais.

Após a criação dos projetos, é possível contratar profissionais para tornar efetivo este trabalho, então ela retira os materiais no local solicitado e depois leva para o ambiente correto em que será feito o descarte.

Neste sentido, além do plástico, todos os outros lixos reciclaveis como metais, vidros e papel têm uma destinação correta, então ajudam a movimentar a economia e solucionar diversos problemas enfrentados, diariamente, pela população.

No mais, setores muito importantes como o da construção civil necessitam seguir os padrões ambientais e precisam do planejamento estratégico para alcançar os índices desejados.

Nos canteiros de obras são realizadas muitas tarefas e além da construção, a demolição está bem presente, então muito entulho é acumulado e deve ser remanejado para o local correto, por isso a retirada de entulho se faz bastante necessária.

Com a empresa certa que detém de mão de obra qualificada, máquinas modernas e um sistema bastante eficiente para lidar com a destinação dos resíduos – sejam eles os sólidos, líquidos ou efluentes -, isso pode ser feito com maestria.

Neste caso, optar por uma boa empresa experiente e capacitada é a melhor opção para os contratantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *