Não é todo inseto que é considerado uma praga urbana. Aliás. pragas urbanas não se referem somente a insetos, pelo contrário, animais como pombos e ratos também entram na lista.

Mas afinal, o que se configura como uma praga urbana? As pragas urbanas são animais ou insetos que apresentam algum tipo de risco, sendo ele direto ou indireto à saúde humana.

Nas grandes metrópoles, elas se multiplicam de forma desenfreada e desordenada no ambiente. Alguns exemplos são; pombos, baratas, mosquitos,moscas e ratos.

Para combatê-las, é necessário analisar o nível de infestação em que se encontra o local, pois é necessário avaliar se somente uma limpeza e o uso de inseticidas é necessário, ou se é preciso chamar uma empresa de dedetização.

As 6 piores pragas urbanas são:

  • Pombos
  • Ratos
  • Aranhas
  • Formigas
  • Baratas
  • Mosquitos

Controle de pragas

Antes de sair por aí procurando tutoriais ou pesquisando medidas caseiras, é necessário conhecer a praga que está se enfrentando e o que pode ou não ser feito.

Pombos

Quem nunca viu em algum lugar um aviso pedindo para não alimentar os pombos? Não se engane ao pensar que se trata de um fator estético ou de maldade.

Pombos são verdadeiras ameaças à saúde pública. Mesmo não prejudicando os seres humanos diretamente, suas fezes causam doenças graves como a salmonela, criptococose e toxoplasmose.

Para combater e possuir o controle de pragas nessa situação, os métodos mais efetivos são; gavião empalhado, já que o pombo da cidade, desconhece seu predador natural, e a ração anticoncepcional para impedir a reprodução.

É importante frisar que é proibido por lei matar pombos sem autorização.  Outras ações preventivas são; evitar o acúmulo de lixo e não alimentá-los.

Para limpar e higienizar o local dos pombos, o ideal é chamar uma empresa de dedetização, já que o local provavelmente estará infectado de bactérias e até piolhos.

Ratos

Um dos maiores vilões, se não o maior da vida do ser humano é o rato. Esses roedores podem transmitir até 55 doenças.

Como reproduzem em massa, gerando até 15 mil filhotes num período de um ano, o controle de pragas nesse caso é muito difícil e o descontrole pode tomar projeções catastróficas.

E as doenças e a reprodução não são as únicas preocupações que esses indivíduos trazem; eles também causam dores de cabeça pois podem acabar com a fiação, destruir madeiras e até contrato, ou seja, um verdadeiro pesadelo.

Em ambientes residenciais, não é necessário a contratação de uma empresa de controle de pragas, pois apenas uma limpeza frequente e impedir seu acesso a comida e água, espantam o bicho.

Mas se tratando de ambientes comerciais, é necessário averiguar as leis e normas que existem.

Aranhas

Mais assustadoras do que perigosas, nem todas as aranhas apresentam de fato, um risco para os humanos, mas uma em questão, adora residências e possui um veneno perigoso; a aranha-marrom.

Apesar de tímida e pequena, este tipo de aranha pode causar danos sérios à saúde pelo seu veneno.

Por gostar de se esconder em lugares de pouco e difícil acesso, contratar uma empresa de dedetização ribeirão preto ou em qualquer região do país, se vê necessário.

Limpeza frequente e organização são ações preventivas contra esse tipo de praga.

Formigas

Pequenas e inofensivas, correto? Não. As formigas são muito mais do que uma irritação na sua cozinha. Na verdade, as formigas são um transporte para vírus e bactérias.

Não é segredo para ninguém que formigas se alimentam de praticamente tudo; desde açúcar até restos mortais de insetos, por exemplo.

E vencer essas pequenas não é nada fácil. Por vezes você elimina um foco e ele volta a ressurgir ou outros focos aparecem. Por esse motivo, as vezes se têm a necessidade de apelar para um controle de pragas ribeirão preto ou em qualquer região do país.

Baratas

Pragas mundiais, as baratas são um grande problema na saúde pública. Sua capacidade de superprodução infestou cidades urbanas no mundo inteiro. Além disso são muito adaptáveis a tipos diferentes de ambientes e também são muito resistentes.

E não pense que elas são inofensivas.

Esses insetos conseguem transmitir uma infinidade de doenças, desde tuberculose, lepra, pneumonia, infecções urinárias até vibrião do cólera.

Apesar de serem facilmente combatidas em pequenos números, grandes infestações podem requerer a contratação de um controle de pragas ribeirão preto ou em qualquer lugar no Brasil.

Mosquitos

Se você pensou que o mosquito é o mais inofensivo de todos os que já foram citados, se enganou. Esses bichinhos matam por ano, mais de meio milhão de pessoas no mundo.

Difícil de ser eliminada, essa praga transmitem doenças sérias, sendo as mais famosas a dengue e a zika.

Controle de pragas anvisa

Em empresas comerciais e indústrias, o controle de pragas anvisa possui normas e leis a serem seguidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *