Em qualquer setor, não apenas no industrial, optar por métodos naturais, alternativos e seguros pode contribuir de forma significativa.

Tais benefícios atingem não apenas a produtividade e proteção das atividades desempenhadas, como também colaboram com a preservação do meio ambiente.

Por que recorrer a esses métodos?

As alternativas que visam amenizar riscos ao meio ambiente e para o local de trabalho como um todo são diversas.

O setor industrial, constantemente lida com materiais capazes de gerar impacto no ambiente ou com fatores externos da natureza, que podem comprometer sua estrutura.

Pensar neste cenário de forma geral, coloca em equilíbrio a preocupação, não somente com o setor industrial, mas também com o meio ambiente. Hoje em dia, há diversas formas de promover este equilíbrio e amenizar técnicas destrutivas.

O que são turfas absorventes?

A turfa absorvente é um grande exemplo de método natural, que contribui com a preservação do meio ambiente.

Consiste em um material leve, com capacidade de absorção de produtos orgânicos voláteis, por exemplo, óleos e derivados de petróleo, entre outros líquidos.

Para evitar que o líquido se espalhe ou cause danos ao ambiente, a turfa natural pode ser uma opção viável.

Em especial, por se tratar de um material não tóxico, biorremediável e fácil de ser utilizado. Alguns exemplos de uso são em áreas como pisos, chão de fábricas, ao redor de máquinas e docas.

Ainda mais, é um material apresentado como eficaz para o uso na água e na terra. É ótimo para lidar com derramamentos de óleos ou até mesmo.

Para a limpeza de qualquer ambiente em que o uso e manuseio de tais líquidos, estejam envolvidos. Quando o uso ocorre na água, para eliminar a turfa saturada, pode ser usado um aparelho de sucção com filtro.

Esse absorvente é hidrofóbico, ou seja, não absorverá a água. No entanto, é fundamental que após a remoção, a turfa saturada seja descartada conforme a legislação local. Alguns dos métodos de descarte consistem no co-processamento ou incineração.

Quais são as vantagens do uso das turfas?

Os principais benefícios que se pode obter por meio da utilização da turfa absorvente natural são:

  • Prazo de validade indeterminado;
  • Manuseio, transporte e remoção simplificados;
  • Material não abrasivo;
  • Oferece condições para que áreas afetadas sejam revitalizadas;
  • Obedece a padrões necessários de destinação de resíduos.

Qual é a importância de laudos para raio?

Primeiramente, ao falar de laudo para raio, é importante compreender do que se trata o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

Esse sistema visa amenizar os prejuízos e transtornos causados devido aos raios, que podem acometer não apenas as edificações, como também ferir as pessoas.

Para isso, ele direciona a energia do raio até o aterramento de forma rápida e segura. Neste cenário, o laudo técnico para raio, também chamado de laudo de SPDA, serve para averiguar as condições da instalação do SPDA.

É fundamental que esse sistema tenha instalações adequadas, com terminais aéreos, condutores de interligação e também eletrodos de aterramento.

Normalmente, esses sistemas são instalados em:

  • Sistemas em galpões industriais;
  • Subestações e cabines de entrada de energia;
  • Torres comerciais;
  • Edifícios residenciais.

É importante observar que tais sistemas não impedem a descarga elétrica atmosférica. Afinal, trata-se de um fenômeno natural.

No entanto, o sistema pode ser muito eficaz para reduzir os efeitos da destruição ao conduzir a descarga com segurança.

Há um método não destrutivo de perfuração?

Para determinadas finalidades, por exemplo, em intervenções em redes subterrâneas, as técnicas de perfuração são necessárias. No entanto, alguns procedimentos podem resultar em transtornos no subsolo, principalmente quando se trata da abertura das valas.

Há técnicas de perfuração método não destrutivo, que visa amenizar os danos, principalmente em locais mais sensíveis às vibrações, onde a perfuração deve ser realizada com maior cautela.

Um exemplo de método, que pode ser realizado é o de estaca raiz, que consiste em uma estaca moldada in loco, efetuada por meio de roto-percussiva ou perfuração rotativa. As principais características apontadas neste procedimento são:

  • Capacidade alta de carga;
  • Perturbação mínima do local;
  • Pode ser executada em alturas limitadas e áreas restritas;
  • Apresenta moldagem in loco;
  • Recalques muito amenizados;
  • Completamente armadas ao longo do comprimento.

Dessa forma, promove uma estabilidade maior da perfuração, além de apresentar menor poluição sonora. O terreno também é mais preservado, uma vez que não ocorre qualquer tipo de descompressão nesse processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *